Diário Espiritual 2021 – Apóstolo São Mateus

Diário Espiritual 2021 – Apóstolo São Mateus

Olá, meus irmãos e minhas irmãs!

Eu sou o apóstolo Mateus! Para começar, já me apresento como aquele que mudou profundamente, assim como pode acontecer com você e com todos os filhos de Deus. Passei de uma vida muito ligada às questões materiais, até devido à minha atividade de coletor de impostos, a apóstolo de Jesus e um dos evangelistas.

Em Cafarnaum, minha cidade de origem, o Cristo realizou milagres, como o da sogra de Pedro. Eu fui completamente impactado pelo encontro com o Filho de Deus. Quando fui desafiado, resolvi segui-Lo e transformar por inteiro a minha vida.

Devido à minha profissão de coletor de impostos (publicano), era muito malvisto e as pessoas estranhavam que Jesus e seus discípulos estivessem em minha companhia. Estive presente no Pentecostes e sou um exemplo de rendição a partir do “segue-me” do Cristo.

Porém, independentemente do que falaram, a minha transformação foi real e muito importante. Deixei para trás todas as perspectivas de uma vida abastada e de quaisquer riquezas materiais para dedicar meu conhecimento e o que ainda iria aprender a partir dali para espalhar a Palavra do Senhor.

Com os meus irmãos apóstolos, procurei superar todos os males da vida pregressa e mantive uma boa relação até mesmo com Simão Zelote que, antes do encontro do Senhor, estaria em um lado oposto ao meu.

Cruzei fronteiras, fui a lugares muito distantes e sem temer, como Jesus tão bem veio nos ensinar. No Evangelho que escrevi, dediquei-me a narrar com muito respeito todos os momentos de Jesus Cristo até a sua Crucificação, além de ensinamentos sobre os perigos do dinheiro e da busca por bens a qualquer custo.

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que o vestuário?”
(Mateus 6,24-25)

Dediquei meu apostolado a levar a Boa-Nova ao povo da Judeia, mas também apresentei a Palavra em outros lugares, como na Etiópia, onde enfrentei forças malignas com a potência da minha fé cristã.

Como mensagem, deixo a vocês que sempre vale a pena escolher Nosso Senhor e assim devemos viver todos os dias, escolhendo-O em cada gesto, quando amamos e ajudamos nossos irmãos, e também em cada oração do Pai-Nosso, que Ele também nos ensinou.

___
Acredita-se que São Mateus é natural de Cafarnaum, assim como Simão Pedro e André.
___
Ao descreverem o episódio da vocação de Mateus, os evangelistas Marcos e Lucas o denominam Levi (Mc 2,14; Lc 5,27). Porém, ao apresentarem entre os doze apóstolos chamam de Mateus (Mc 3,18; Lc 6,15).
___
Existem muitos relatos que relacionam o ministério de Mateus a Pérsia, Macedônia, Síria, Egito e Etiópia. Nesse último local teria sido martirizado.
___
Estudiosos acreditam que Mateus tinha um dos melhores preparos intelectuais entre os doze apóstolos, algo que dedicou ao cristianismo por meio dos seus escritos e evangelização.
___
Em 954, as relíquias de São Mateus foram levadas de seu túmulo na Etiópia para a cidade de Salerno, na Itália, onde são veneradas na cripta da catedral de São Mateus de Salerno.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.