Olá, meu irmão e minha irmã!
Você já conheceu melhor três dos meus companheiros apóstolos de Jesus e agora chegou a minha vez de me apresentar.
Que bom que você tem interesse em saber mais sobre a vida daqueles que deixaram tudo de antes e começaram a espalhar a Boa-Nova mundo afora. É uma alegria para todos nós que tenha reservado o seu tempo para o fortalecimento da fé, algo que nos sustenta, ampara e dá bom ânimo.
Afinal, tempo é algo precioso e devemos organizá-lo sempre com a paciência e a esperança na sabedoria de Deus, pois para tudo há um momento certo e um porquê.
Falo sobre o tempo também porque a minha história é sobre o instante certo das decisões. Assim como soube esperá-lo, soube aceitar, obedecer e assumir minhas responsabilidades quando chegou a hora de cumprir a minha missão.
É exatamente essa mensagem que quero deixar a vocês. Antes de ser escolhido como um dos apóstolos, eu já procurava conhecer a mensagem de Jesus e já O seguia fielmente, mas foi apenas após a Ressurreição que passei a ocupar o lugar de um dos apóstolos.
Eu substituí um difícil, com o peso que todos repartimos, pois o meu cargo foi deixado por Judas Iscariotes, o traidor do Cristo, que não suportou a agonia do seu erro e tirou a própria vida.
“Depois da Ascensão de Jesus, Pedro disse aos demais discípulos: ‘Irmãos, em Judas se cumpriu o que dele se havia anunciado na Sagrada Escritura: Com o preço de sua maldade se comprou um campo. O salmo 109 ordena que outro receba seu cargo. Convém, então, que elejamos um para o lugar de Judas. E o eleito deve ser dos que estiveram entre nós o tempo todo em que o Senhor conviveu entre nós, desde que foi batizado por João Batista até que ressuscitou e subiu aos céus’… E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos corações de todos, mostra qual destes dois tens escolhido, para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o seu próprio lugar. E, lançando-lhes sortes, caiu a sorte sobre Matias. E por voto comum foi contado com os onze apóstolos”. (At 1,21-26)
Para mim, todos os significados da vida foram revelados a partir da Sua presença. Portanto, me cabia uma só missão: levar o que Ele veio pregar, sua mensagem de amor, fé, esperança e renovação a todas as pessoas. Custe o que me custasse, anunciei o Evangelho de Jesus Cristo até o fim dos meus dias.
Com perseverança e sendo testemunho vivo, muitos me ouviram e se converteram-nas regiões da Capadócia e Etiópia. Por isso, sofri duras perseguições e torturas até o meu martírio, assim como os outros que também estavam em missão apostólica.
___
A Festa Litúrgica de São Matias é celebrada no dia 14 de maio.
___
São Matias é o padroeiro de Trèves (ou Tréveris?), na Alemanha, cidade que ele evangelizou, segundo a tradição da Igreja.
___
Matias foi único que não foi chamado diretamente pelo Mestre entre os 12 apóstolos.
___
Estudos indicam que o apóstolo estava presente no Dia de Pentecostes e participou ativamente dos dias de expansão da Igreja primitiva.
___
É possível, porém não há certeza, que São Matias tenha passado também pela Armênia, Síria e várias regiões da Macedônia.
___
Historiadores apontam que São Matias foi morto por apedrejamento e depois decapitado em Jerusalém, entre 61 e 64 d.C., mas também há uma linha que acredita que o martírio se deu no local onde hoje está a Ucrânia.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.