Olá, meus irmãos e minhas irmãs!
Assim como meu irmão apóstolo Tiago Menor, que vocês conheceram em janeiro, não há tantos registros sobre mim na Bíblia. Além disso, meu nome era comum entre judeus à época.
Eu sou Simão Zelote, nasci em Caná da Galileia, também aceitei o chamado e tenho a honra de estar entre os apóstolos escolhidos pelo Senhor para espalhar a Palavra. Para mim significa, além de uma honra, a revelação de como a presença de Deus nas nossas vidas tem realmente uma ação transformadora.
Eu sou a prova viva disso e claro que sentindo na alma o que Ele é capaz de fazer, o meu grande desejo passou a ser que todos nos uníssemos e compreendêssemos o que Ele veio nos dizer, como:
Você já deve ter ouvido meu nome por aí. E sabe o que significa? Simão vem de Simeão, que quer dizer “aquele que ouve”, mas, preciso partilhar: não foi de imediato que eu realmente O escutei, mas nunca é tarde demais.
Antes da chegada do Messias, vivi anos imerso em um contexto de revoltas por questões políticas e sociais que norteavam minha vida e que diziam respeito aos conflitos entre o povo judeu e os romanos.
Eu acreditava que aquela defesa do lado que eu achava certo da história era o que deveria basear minha passagem neste mundo. Porém, a minha forma de ver e viver mudou ao conhecê-lO, assim como minhas prioridades.
O poder reconciliador de Jesus mexeu comigo e, pela fé na Sua promessa, eu entendi que meu papel na Terra ia além de questões patrióticas e de disputa. Eu precisava seguir o que Ele ordenou: espalhar a Palavra do Pai.
__
Os apóstolos Mateus e Simão são um exemplo da reconciliação trazida por Cristo, pois antes estavam em “lados opostos” por questões políticas e sociais do momento.
__
Ele é considerado o patrono dos curtidores.
__
O entendimento espiritual mais profundo sobre a vinda do Messias só teria sido possível a Simão com a ascensão de Jesus e pode ter sido ele o autor da frase: “…Senhor, é nesse o tempo que restauras o reino a Israel?” (Atos 1,6).
__
Simão teria feito diversas viagens missionárias para regiões da África e da Europa.
__
Pesquisas indicam que Simão atravessou toda a Mauritânia e regiões africanas anunciando a Cristo e teria sido, por fim, crucificado, morto e enterrado na Britânia por romanos (61 d.C.).
__
Porém, também há uma corrente que aponta que Simão teria sido morto, por não negar o Cristo, na antiga Pérsia, ao lado de Judas Tadeu.
__
Seu atributo usual é a serra, já que se diz que seu corpo foi serrado em pedaços, e mais raramente a lança.
__
As relíquias de Simão e de Judas Tadeu estão depositadas juntas em uma das tumbas da Catedral de São Pedro e São Paulo, em Roma.
FONTES : Doze Homens, Uma Missão: a vida dos líderes que caminharam com Jesus, o homem mais amado da História, editora Hagnos, 2006.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.