Conheça São Tiago Maior, um dos fiéis apóstolos de Jesus

Conheça São Tiago Maior, um dos fiéis apóstolos de Jesus

Hoje é o Dia de São Tiago Maior, fiel discípulo de Jesus Cristo. Em 2021, o Diário Espiritual da Obra Evangelizar, da qual o IDe+ faz parte, teve como tema “Os Apóstolos de Jesus” e, por aqui, a gente contou sobre a vida do santo. Que tal conhecê-lo melhor? Ele mesmo se apresenta no texto abaixo.


Olá, meu irmão e minha irmã!

Temos tanto a falar sobre evangelizar… Essa missão que começou com Jesus e seus apóstolos, mas é de cada um de nós, sem diferenças, do mais velho ao mais novo, mulheres e homens, ricos e pobres.

A convivência com o Cristo significa renovação e coragem. É a certeza em Sua Palavra, pois Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (João 14,6). A minha paixão pela Boa-Nova e entusiasmo pela Sua presença são traços marcantes da minha biografia.

Sou um dos Seus grandes admiradores, assim como você, e quero dividir a minha história ao lado do Filho de Deus.

Eu nasci em Betsaida, uma antiga aldeia de pescadores à beira do Mar da Galileia. Sou filho de Zebedeu e de Salomé e irmão mais velho do apóstolo e evangelista João.

Venho de uma família de pescadores e foi exercendo essa atividade, junto do meu irmão e do meu pai, que o Messias nos abordou.

“E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes; E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no. (Mateus 4,21-22)

Estive presente em momentos muito importantes para o cristianismo, como quando presenciei a cura da sogra de Pedro (Simão), em Cafarnaum.

“Ora, levantando-se Jesus da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão estava enferma com muita febre, e rogaram-lhe por ela. E, inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou. E ela, levantando-se logo, servia-os”. (Lucas 4,38-39)

Também estava ao lado do Senhor em sua transfiguração no Monte das Oliveiras, ao lado dos meus irmãos apóstolos João e Pedro.

“E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e muito resplandecente. E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém”. (Lucas 9,28-31)

Segui minha missão de levar a Palavra e fui o primeiro mártir entre os apóstolos. Meu martírio, que aconteceu na região da Judéia, está descrito na Bíblia Sagrada:

“E por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar; e matou à espada Tiago, irmão de João”. (Atos 12,1-2)

Passei para a vida eterna, ao lado do Pai, e sou o padroeiro dos cavaleiros, peregrinos, farmacêuticos, veterinários e dos químicos. Também da Espanha, com quem tenho uma relação muito especial e aconselho você a procurar saber ainda mais, assim como da Guatemala, do Chile e da Nicarágua.

___
Tiago Maior é considerado um dos mais íntimos seguidores de Jesus, assim como João e Pedro.

___
O nome “maior” foi dado apenas para diferenciá-lo do outro apóstolo também chamado Tiago, cujo pai se chamava Alfeu: São Tiago Menor.

___
Tiago e seu irmão João eram chamados por Jesus de “Boanerges”, palavra em aramaico que significa “filhos do Trovão”, devido ao comportamento tempestuoso (Mc 3,17).

___
Acredita-se que o apóstolo foi executado em 44 d.C. durante o reinado de Herodes Agripa I (At 12,2).

___
A tradição cristã aceita a evangelização de Tiago na Espanha, onde São Tiago é uma figura de extrema importância até hoje.

___
Em seu nome, foi fundada, no século IX, Santiago de Compostela, na Espanha, um dos mais importantes lugares de peregrinação dos cristãos de todo o mundo.

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.