Viajei para Londres alguns meses atrás e tive a oportunidade de passear por lugares que carregam importância histórica e valor cultural para a religião cristã.
Neste texto, trago dicas de turismo religioso na capital da Inglaterra e Reino Unido.
A Ordem dos Templários foi uma Ordem Militar de Cavalaria que existiu durante a Idade Média (1119-1312). Foi consolidada após a Primeira Cruzada, porque tinha o objetivo de proteger os cristãos que retornavam de Jerusalém.
Os Cavaleiros Templários costumavam fazer votos de castidade e pobreza além de usar mantos brancos com uma cruz vermelha. A força dos Cavaleiros Templários sempre esteve vinculada ao sucesso das Cruzadas.
As Cruzadas foram campanhas militares feitas pelos cristãos que viajavam da Europa para a Terra Santa e Jerusalém. A missão das Cruzadas era combater o domínio de outras religiões e reconquistar algumas terras através dos princípios cristãos dentro de uma evangelização com espírito militar. Os Cavaleiros acreditavam que as terras onde Jesus havia passado pertenciam aos cristãos.
A Temple Church é uma igreja construída por Cavaleiros Templários no século XII. A igreja é uma das primeiras construções góticas da Inglaterra. É de propriedade do Inner Temple e Middle Temple, duas associações de formados em Direito no Reino Unido. Por isso, atualmente, algumas paredes da igreja estão repletas de painéis sobre a História do Direito.
Dentro da Igreja, vemos a história da Magna Carta, um documento de 1215 que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra. Na história do Direito Constitucional, a Magna Carta é reconhecida como um documento pioneiro que impulsionou o surgimento do constitucionalismo e o entendimento do Direito ao redor do mundo.
O constitucionalismo moderno busca limitar o poder do Estado e garantir direitos importantes ao povo de uma nação. Sendo assim, cada Constituição Nacional e cada norma fundamental de um ordenamento jurídico carregam a história da Magna Carta nas suas raízes.
A igreja é muito bonita, os bancos estão dispostos lateralmente em relação ao altar e podemos observar muitos vitrais coloridos. A cúpula de 17 metros de diâmetro é sustentada por colunas de mármore. A igreja oferece apresentações de música, corais e recitais de órgão para os visitantes.
_______________________________________________________________________________________________________________________________
A Igreja de St. Etheldreda é uma igreja católica romana que fica em Londres. O edifício, construído entre 1250 e 1290, é dedicado a Etheldreda, a santa que fundou o mosteiro de Ely em 673. Foi a capela da residência londrina dos Bispos de Ely.
No início do século XVII, serviu como capela da embaixada espanhola além de refúgio para os católicos ingleses. O templo foi novamente inaugurado em 1878 pela Igreja Católica e representa uma das igrejas mais antigas da Inglaterra dentro da história do catolicismo.
A igreja de Santa Etheldreda consiste em uma capela, ou igreja superior e uma cripta ou galeria subterrânea. Mesmo muito antiga, ainda é ativa e usada para missas, batismos, casamentos e funerais.
A igreja é belíssima e apresenta inúmeros vitrais, imagens, velas e estátuas de santos e fiéis. No corredor da edificação, há estátuas que representam as pessoas que frequentavam o local antigamente.
Como Santa Etheldreda era frequentemente invocada para ajudar com infecções de garganta, a Bênção das Gargantas é realizada anualmente em St. Etheldreda. A capela católica da Academia Militar dos Estados Unidos, West Point, segue o modelo da construção.
Santa Etheldreda foi uma princesa, uma rainha, uma abadessa e uma santa anglo-saxônica. Casou-se por volta de 652 com Tondberct, um príncipe. Ela conseguiu convencer o marido a respeitar o voto de virgindade perpétua que havia feito antes do casamento. Após a morte dele em 655, retirou-se para a Ilha de Ely, que havia recebido de Tondbert como presente.
Casou-se novamente por causa de pressões políticas em 660, mas seguiu firme com o seu propósito de castidade.
Pouco depois de sua ascensão ao trono em 670, desejou se tornar freira e viver uma vida de contemplação e penitência. Na vida religiosa, desapegou-se das joias e da vida repleta de luxo e vaidades do tempo em que fazia parte da nobreza. Teve uma doença na garganta, porém, não reclamou do sofrimento.
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Estive diante do diário secreto de uma enfermeira voluntária da Segunda Guerra Mundial. Ela bordou secretamente nomes e mensagens num lençol e grudou a medalha de Nossa Senhora das Graças sobre ele.
Possui exibições militares, tais como recriações de trincheiras, tanques e aviões. Os visitantes ampliam os seus conhecimentos sobre as grandes guerras através da observação de objetos, roupas e instrumentos que foram usados no tempo dos conflitos.
O Museu Imperial da Guerra é o principal museu de guerra e conflito do mundo. Fundado enquanto a Primeira Guerra Mundial ainda estava em curso, dá voz às experiências extraordinárias de pessoas comuns que foram obrigadas a adaptar as suas vidas ao ritmo dilacerante do mundo em conflito.
Endereço: Lambeth Road, London, SE1 6HZ.
Horário de funcionamento: das 10h às 18h.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.