Dicas para enfrentar ondas de calor com saúde e segurança

Dicas para enfrentar ondas de calor com saúde e segurança

O Brasil enfrenta uma onda de calor atípica que deve persistir até o final de setembro, de acordo com informações do Climatempo e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As temperaturas podem ficar extremamente elevadas, o que representa um desafio para a saúde e segurança de todos, especialmente para grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e animais.

Vários estados brasileiros, incluindo o norte do Paraná, oeste e norte de São Paulo, oeste de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, oeste da Bahia, interior do Maranhão, interior do Piauí, Tocantins, sul/leste do Pará e Rondônia, devem registrar temperaturas iguais ou acima dos 40°C “por vários dias”.

O calor extremo é atribuído ao fenômeno El Niño mais rigoroso este ano e à Crise Climática, consequência de ações humanas, com mudanças no clima e transformações nos padrões de temperatura, causadas pelas emissões de gases de efeito estufa e que tornam eventos climáticos extremos mais frequentes.

Para enfrentar essa onda de calor e manter-se saudável, é essencial seguir algumas orientações importantes.

Dicas gerais

  • Hidratação reforçada: beber bastante água e líquidos é fundamental para evitar a desidratação. Consuma pelo menos um copo de água por hora ou 3 litros por dia.
  • Evite a exposição direta ao Sol: reduza o tempo gasto ao ar livre durante os horários mais quentes, geralmente entre 10h e 16h. Use protetor solar, chapéu e roupas leves com manga quando sair.
  • Mantenha o ambiente fresco: se possível, utilize ventiladores ou ar-condicionado para manter os espaços frescos. Se não tiver acesso a esses equipamentos, procure locais climatizados, como shoppings.
  • Resfrie seu corpo: toalhas molhadas, lenços umedecidos ou panos úmidos podem ser usados para resfriar o rosto, pescoço e pulsos. Eles ajudam a aliviar o calor.

Cuidado com crianças

  • Hidratação infantil: observe com mais atenção se as crianças estão bem hidratadas. Ofereça água regularmente e evite bebidas açucaradas.
  • Roupas leves: vista as crianças com roupas leves e proteja-as do sol, com sombrinhas, chapéus e óculos de sol.
  • Nunca deixe crianças dentro de um carro estacionado: a temperatura interna pode aumentar rapidamente e representar um perigo.

Cuidados especiais com idosos

  • Verificação de saúde: mantenha um olhar atento sobre os idosos, especialmente aqueles com condições médicas crônicas.
  • Ambiente adequado: certifique-se de que o local onde os idosos passam a maior parte do tempo esteja bem ventilado e confortável.
  • Hidratação: idosos tendem a consumir menor quantidade de água. Assim como no caso das crianças, ofereça água regularmente e evite bebidas açucaradas.

Atenção com os pets no calor

A hipertermia, ou também conhecida como insolação, é uma condição ocasionada pela elevação da temperatura corporal do animal acima de 41ºC (o normal é em torno de 39,3 a 39,5ºC). Isso eleva o risco de falência múltipla de órgãos e, consequentemente, pode levar o pet a óbito.

De acordo com informações da Petz, para saber se o peludo está com insolação, identifique se a respiração está ofegante ou superficial e pulso e batimentos cardíacos acelerados. Caso tenha esses sinais, leve imediatamente ao veterinário.

Além do mais, outras apresentações como língua arroxeada, desorientação, tremores, desmaio e vômitos podem indicar um quadro ainda mais grave, que exige cuidado médico emergencial.

Em meio às ondas de calor, algumas dicas são:

  • Não deixe o cachorro em locais abafados.
  • Respeite os melhores horários para passeio.
  • Garanta acesso à sombra.
  • Troque a água com frequência, que deve estar sempre fresca.
  • Atenção redobrada a cachorros filhotes, idosos, obesos e braquicefálicos.
  • Faça a tosa dos animais mais peludos para ajudar a reduzir o calor.
  • Dê banhos refrescantes.
  • Ajude animais que estão na rua: deixe potes com água em locais na sombra (lembre-se de trocar e não deixar água parada para evitar outras doenças, como a dengue).

Para todos

Em casos de mal-estar intenso devido ao calor, é importante procurar um médico imediatamente. Lembre-se de que o calor excessivo pode causar problemas respiratórios, desidratação, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de representar um risco para a saúde cardiovascular.

Diante dessa onda de calor, é importante se informar de fontes seguras e oficiais, além de adotar todas as medidas preventivas para proteger a saúde e segurança.

Siga e compartilhe as dicas do IDe+!

Fontes: Agência Brasil e ONU News

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Em São José dos Campos (SP), o calor está extremo. Nunca vivi tanto calor no mês de Setembro. Passei a maior parte da vida no RS e só passava calor assim em Dezembro e Janeiro. Obrigada pelas dicas, IDE+! Minhas cachorrinhas estão com muito calor tb, são da raça Lhasa Apso e os pelos são bem longos. Cuido sempre a tigela de água delas para manter sempre fresca. O calor está demais por aqui!
  • Irani de Alburquerque
    Ótimas dicas. O calor está demais. Região sul surpreendendo e fazendo mais calor que o nordeste.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.