Saber se comunicar é essencial para o sucesso pessoal e profissional. Você pode criar conexões diferenciadas a partir do processo bem realizado. Ou seja, quando você consegue se comunicar de maneira eficiente, tem resultados mais positivos acerca do que deseja.
A comunicação é hoje um dos grandes diferenciais dos indivíduos. Quanto mais conseguimos nos comunicar, mais as pessoas ao nosso redor confiam e acreditam em nós e em nossos propósitos.
Pensando na importância da comunicação em nossas vidas, o Padre Reginaldo Manzotti separou 6 dicas para você se comunicar melhor e ter uma comunicação mais satisfatória.
Primeiramente, é importante você saber qual é o objetivo da conversa que vai começar. Caso contrário, você fica cercando a pessoa e ela não compreenderá os motivos da conversa. Exponha logo de cara aquilo que deseja, evitando a enrolação que só tornam a conversa complexa e sem sentido.
A segunda dica é para inserir a outra pessoa na conversa. Não seja aquele que fica falando sempre em primeira pessoa (eu, eu, eu), e sim aquela que usa o Nós e o Você sempre. Quem está se comunicando contigo precisa fazer parte da conversa, não se sentir excluído do processo.
Há muita gente que só quer falar, mas esquece de ouvir. Só que quando você não escuta o que está sendo dito, acaba por limitar a conversa. Foque no pensamento de quem está na conversa, não apenas nos seus pensamentos e vontades individuais.
Quando não souber o que está sendo dito, não exite em perguntar. Tirar dúvidas sobre o que está sendo falado ou fazer questionamentos que, por mais que pareçam óbvios, não estão claros, ajudam a evitar compreensões equivocadas do assunto. Seja sempre parte da solução e, para isso, pergunte quantas vezes forem necessárias.
Assim como você precisa utilizar boas palavras para se comunicar bem, também precisa deixar claro para a pessoa que está conversando as suas expressões. Por isso, o tom de voz deve ser agradável e confiante. Isso facilita muito o entendimento daquilo que está sendo discutido. E não se esqueça, firmeza não significa a mesma coisa que grosseria.
Por fim, a sexta dica é sobre as críticas construtivas. Em um processo de comunicação é sempre bom receber críticas construtivas, porque elas ajudam a melhorar o processo. Isso mesmo, são as críticas positivas que produzem mudanças significativas nas pessoas.
Para manter uma boa comunicação você também precisa praticar, abandonando o modo de ataque e defesa que aprendemos ao longo da vida. Repense suas atitudes e preste atenção aos mínimos detalhes do seu dia a dia. Assim, perceberá o quanto a comunicação eficiente faz a diferença.
Quer aprender mais sobre o processo da comunicação eficiente? Assista o vídeo do Padre Reginaldo Manzotti abaixo.
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