Dicas para superar momentos de angústia

Dicas para superar momentos de angústia

Aprender, errar, acertar… Nada na vida é sempre correto e com o planejamento executado de modo perfeito. Por isso, esse material foi preparado com dicas simples e valiosas que podem aliviar corações angustiados e até mesmo salvar vidas. É importante frisar que as sugestões apresentadas aqui foram aprendidas ao longo da minha jornada de autoconhecimento e superação emocional. Essas dicas podem ajudar uma pessoa a sair do estado de perturbação emocional para viver com mais paz interior. 

Se você, leitor ou leitora, deseja ou precisa de orientações técnicas e específicas para superar momentos de angústia ou quadros depressivos, procure terapeutas e profissionais da área da psicologia.

1) Evite fontes “pesadas” de entretenimento 

  Se você tem o caráter impressionável, evite fontes pesadas de entretenimento para seu próprio bem. Evite jogos com telas violentas, diga não aos convites para ver filmes de terror sem culpa, fique distante de notícias ruins e deixe de ouvir músicas com letras mórbidas e depressivas que instiguem seu temperamento melancólico. 

  Quando estamos deprimidos, temos a tendência de alimentar nosso estado emocional com fontes melancólicas e mórbidas de entretenimento: músicas tristes, filmes tristes e livros tristes. Entretanto, devemos lutar contra essa predisposição. Jamais devemos alimentar qualquer sentimento negativo, pois o crescimento da angústia através de fontes pesadas de entretenimento pode tomar proporções perigosas para nosso mundo emocional. 

2) Aceite distrações leves e fontes otimistas de entretenimento 

   Para complementar a primeira dica, substitua as fontes melancólicas de entretenimento por aquelas com conteúdos leves e otimistas. Quando estamos tristes, nos afastamos das fontes boas de entretenimento e temos a sensação que tudo perde a graça. Contudo, se dermos uma chance a conteúdos leves de distração e lazer, a recepção delas pode melhorar nosso humor e nosso estado emocional com o passar do tempo. 

Priorize a escolha de filmes com cenas bonitas, ouça músicas com letras leves, leia notícias boas e fique por dentro de todas as fontes otimistas que fazem seu interior recuperar a esperança no sentido da vida e na felicidade. Leia livros com mensagens motivacionais, escute pregações animadas e distraia sua mente com todas as fontes possíveis de entretenimento alegre. Você pode driblar a ansiedade, a angústia e o estresse através de uma atividade agradável como, por exemplo, colorir livros com belas paisagens. 

Para quem quiser apostar na leitura como caminho, preparei uma lista com dicas de livros inspiradores:

*Batalha Espiritual (Padre Reginaldo Manzotti);

*Combate Espiritual (Padre Reginaldo Manzotti);

*O Poder Oculto (Padre Reginaldo Manzotti);

*A Cura do Ressentimento (Padre Léo);

*Gestão da Emoção (Augusto Cury);

*Devocionário a São Miguel Arcanjo;

*Mundo das Flores (Johanna Basford e Renata Dib). 

3) Tenha esperança no seu poder de transformação

     2 Coríntios 5:17: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

  Quando estamos frustrados, temos tendência em focar somente no lado negativo das coisas e nas nossas perdas. Essa onda é destrutiva para nosso mundo emocional. Todavia, nada está perdido para quem tem fé. Deus colocou um incrível poder de superação dentro de cada um de nós, o qual pode ser usado para transformar más experiências em sabedoria e boas ideias para projetos melhores no futuro. Quando estamos com Cristo, podemos ter tudo renovado positivamente. 

   Você perdeu um projeto profissional? Use essa experiência para criar um projeto melhor. Você perdeu um animal de estimação? Transforme a dor da perda em força para abraçar a causa e ajude instituições que cuidam de animais abandonados, por exemplo. Adotar novas causas e projetos não apaga magicamente a dor do passado, mas dá um significado bonito para ela e colore a nossa caminhada com um sentido mais otimista, esperançoso e amoroso de viver. 

  Você também pode transformar um sentimento perturbador em uma obra de arte bonita e alegre. Expresse seu interior através da criatividade para desabafar sobre seu mundo emocional de maneira poética. 

   Aprenda sobre alguma forma artística de expressão (música, pintura, dança, teatro ou literatura) para se libertar das amarras da sua melancolia. Se você não sentir muita criatividade, apenas escreva seus sentimentos em um texto, em uma carta ou em uma mensagem virtual para seu melhor amigo. 

   Você também pode treinar a expansão da sua criatividade e escrever uma poesia sobre suas emoções, pintar um quadro ou simplesmente dançar com a força que vem de dentro. Desabafe sobre seu mundo emocional e sinta tudo fluir criativamente. 

 4) Tenha fé e amor-próprio 

  Quando estamos tristes, nos afastamos mais das orações. Muitas vezes, ficamos frustrados por não sentir a mesma empolgação diante de uma pregação e a mesma intensidade fervorosa na fé durante uma prece. Contudo, a tristeza é o momento para aumentar a nossa oração e não para ficarmos distantes dela. 

  Está tudo bem não sentir a mesma empolgação diante de uma pregação ou a mesma intensidade durante uma súplica nesse momento. Reze do jeito que conseguir durante os momentos de crises emocionais ou melancolia. 

  Se não sentir mais vontade de cantar durante uma missa, apenas feche os olhos e sinta a letra da música em seu coração. Se não sentir mais vontade de sorrir durante uma oração, mostre sua tristeza ao Senhor e chore diante dos pés d’Ele. Talvez você não sinta as mesmas doces sensações de devoção que sentia antes do momento da melancolia, mas amar a Deus na tristeza é uma forma de amadurecer a fé. 

  Abrace tudo o que for bom para seu mundo emocional ainda que não sinta disposição para lutar por si mesmo. Mesmo que não sinta amor-próprio, pratique o bem para si mesmo com esforço positivo e fé. Aos poucos, quando estiver repleto de ferramentas positivas, você recuperará a fé, o amor-próprio e voltará a ter uma bela alegria preenchendo seu coração. 

5) Peça a intercessão dos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael 

  Particularmente, tenho uma devoção especial pelos Arcanjos. Já superei angústias emocionais durante as orações da Quaresma em honra a São Miguel Arcanjo e gosto de rezar o Rosário a São Miguel Arcanjo (orações disponíveis no livro Devocionário a São Miguel Arcanjo e na internet). São Miguel Arcanjo é o nosso aliado nas batalhas espirituais da vida. 

  Oração aos arcanjos:

São Gabriel com Maria,

São Rafael com Tobias.

São Miguel com todas as hierarquias,

abre para nós esta via. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.