Doar sangue é um ato de amor

Doar sangue é um ato de amor

A doação de sangue é um ato de amor, carinho e solidariedade, além de ser uma atitude que pode salvar muitas vidas. A cada doação podem ser salvas até 4 vidas. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população é doadora regular de sangue. 

Em meio a pandemia de Covid-19, o números de doadores que já eram baixos, caíram ainda mais. Em alguns Estados, os bancos de sangue estão com armazenamento tão baixo que os mesmos declararam estado crítico. 

Jesus nos ensina a doar. Em Atos (20:35), temos:

“Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber”. 

A doação de sangue, portanto, também é um ato de amor ao próximo, especialmente os enfermos, que tanto precisam do sangue para manter a vida. 

 

Quero ser doador (a), o que fazer?

O Ministério da Saúde explica que para doar sangue, são necessários alguns pré-requisitos. Você precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar doente (febre, gripes, resfriados, diarreia, etc.).  

No dia da doação, é fundamental se alimentar bem e dormir pelo menos por 6 horas. O Ministério recomenda ainda que a pessoa evite comer alimentos gordurosos antes da doação e respeite o prazo de 12 horas sem ingerir bebidas alcóolicas. 

Homens e mulheres podem doar com intervalos distintos. Enquanto as mulheres podem doar até 3 vezes ao ano, com intervalo de 3 meses em cada doação, os homens podem doar mais, 4 vezes, com intervalo de 2 meses. 

 

Quando não posso doar sangue?

Se você estiver com qualquer sintoma gripal, deve aguardar 7 dias após o desaparecimento completo dos sintomas para doar. Mulheres grávidas e/ou puérperas não podem doar temporariamente, mas depois de passado o tempo da gestação e da recuperação pós-parto, já podem retomar as doações. 

Quem amamenta deve também esperar 12 meses após o parto para doar.  Em caso de extração dentária, deve-se esperar 72 horas; Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses; Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses; Transfusão de sangue: 1 ano;

Recentemente, as normas para quem toma vacina alteraram. Hoje, dependendo da vacina, você pode doar sem intervalos, mas é bom consultar a rede de doação sobre o período mínimo entre a vacina e a doação. 

Qualquer dúvida, o Ministério da Saúde tem um site com as principais informações sobre a doação (acesse clicando aqui: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/sangue

 

Como minha doação vai salvar vidas?

Todo o sangue que você doa pode ajudar pessoas com vários problemas de saúde ou que estão em situação de emergência. Os principais casos de pessoas que precisam são as que têm doenças hematológicas variadas e câncer. Também precisam de sangue pessoas que passam por cirurgias eletivas. 

Na doação, o indivíduo doa uma quantidade determinada de sangue (em média 450 ml), e este fica armazenado em um banco de sangue até o uso em transfusões.   Embora a ciência tenha evoluído muito, não há nada hoje que substitua o sangue, por isso a doação é tão necessária. 

Deus nos ensinou a termos compaixão e ajudar o próximo. A doação de sangue é uma maneira de ajudar sem saber quem é o irmão que precisa. Mesmo assim, transforma e salva essa vida. 

“Por que onde seu tesouro estiver, seu coração também estará. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mateus 6:21). 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.