Documentário internacional da TV Evangelizar retrata devoção à Nossa Senhora de Guadalupe

Documentário internacional da TV Evangelizar retrata devoção à Nossa Senhora de Guadalupe

 

Foram mais de 15 mil quilômetros percorridos, dezenas de relatos, muitas imagens e histórias sobre uma fé que desafia o olhar da ciência e conquista fiéis de todos os continentes. Para retratar a devoção à Nossa Senhora de Guadalupe, a equipe da TV Evangelizar foi até o México, onde fica a Basílica de Guadalupe, que atrai fiéis de todas as nacionalidades em torno da crença na “Madrecita”, como a Santa é afetuosa e respeitosamente chamada pelos mexicanos. 

O resultado desse intenso trabalho começa a ser visto na próxima segunda-feira (12), exatamente no dia em que se celebra a Santa, com o documentário “Nossa Senhora de Guadalupe – Alegria da Fé”, produzido pela TV Evangelizar. A produção internacional vai ao ar às 13h e será veiculada em três episódios de, aproximadamente, 30 minutos, na grade de programação da emissora.  

A história da Padroeira das Américas será contada em um cenário único: a Basílica de Guadalupe, localizada na Cidade do México. Situada na base do Morro Tepeyac, é o segundo maior santuário do mundo e, no mês de dezembro, dedicado à Virgem de Guadalupe, chega a receber oito milhões de pessoas, devido aos festejos e homenagens.

O documentário

Com uma narrativa envolvente, que ressignifica toda uma ideia de uma aparição a um homem simples que acreditava ser ordinário demais para tamanha bênção, o documentário mergulhou nas raízes, simbologia e influência da fé cristã na formação da sociedade mexicana, e também se concentrou em compreender a representação dos atores da história no fortalecimento da autoestima do povo humilde e resistente do país.

“Essa foto resume bem a devoção em Guadalupe”, explica Alessandro.  Foto: Arquivo pessoal. 

 

Para Alessandro Foggiato de Andrade, diretor de programas da TV Evangelizar que dirigiu a fotografia do documentário, a gravação foi muito especial, porque demonstrou uma fé que ultrapassa as fronteiras do México. 

“Guadalupe não é só a mãe do México, é a mãe dos latinos. E isso está na fala das pessoas que encontramos. Gravar o documentário teve essa forma de perceber além das fronteiras que estamos acostumados a compreender. Também foi uma forma de ver a América Latina unida pela fé”. 

Curiosidades da devoção retratadas no documentário

Em 1921, o manto sofreu um atentado a bomba, mas quem recebeu todo o impacto foi um crucifixo que estava ao lado. A bomba estava em um vaso de flores. Outro destaque são as luminárias da Basílica, que estão dispostas como a constelação  estampada no manto sagrado. Se colocar essa disposição em papel, é uma partitura que gera uma música.

As pirâmides astecas também não poderiam ficar de fora do documentário, já que são o berço da civilização mexicana e ajudam essa narrativa a ganhar lucidez. Nessa viagem, teremos também os locais das aparições de Nossa Senhora a Juan Diego, indígena que teceu a Tilma (manto) que era utilizada por ele nas aparições, que foram eternizados com jardins e imagens que simbolizam aqueles momentos. A capela do poço (Pocitos) é outro local de devoção, pois nele a água passou a jorrar a partir da aparição de Nossa Senhora.

Visitamos também a primeira igreja que o bispo Juan de Zumárraga mandou construir após o milagre e, ao lado, fica a casa onde Juan Diego morava com seu tio Juan Bernardino. A cruz na fonte simboliza o local onde Juan Diego está enterrado. Agora chama-se San Juan Diego.

Entre os nomes importantes que ajudam a contar essa história está o do historiador Jorge Alfredo Hernandez, que explanou sobre a vida de San Juan Diego e sua trajetória com a revelação da Virgem de Guadalupe. A professora de História da arte Laura Castil falou sobre a tilma em todas as suas dimensões. Uma entrevista com riqueza de detalhes, na qual a historiadora usou uma réplica do manto para mostrar todas as suas nuances espirituais.

Em país tão católico e envolvido com essa história maravilhosa de amor e devoção, os peregrinos também são destaque. Foram várias entrevistas mostrando a alegria da fé do povo mexicano, que oferece à sua Mãe flores em forma de agradecimento.

 

A Fé na Mãe de Guadalupe

Alessandro explica que a fé em Nossa Senhora de Guadalupe é diferente no México em relação ao Brasil. Isso porque ela é mais familiar e festiva do que aqui.

 “Guadalupe está para eles como um membro da família. E foi incrível ver o quanto as pessoas se alegram em estar no Santuário e estar em família ali”, comenta. 

Outro ponto apontado pelo diretor é a importância histórica e social de Nossa Senhora de Guadalupe para o povo mexicano. “Ela tem uma relação de grandiosidade com ele. Não é só uma devoção, mas ela está ligada diretamente à formação de toda a história do México”, completa. 

A celebração na Basílica de Guadalupe registrada pela Equipe da TV Evangelizar enquanto gravava o documentário no México. Foto: Arquivo pessoal. 

 

Produção internacional da TV Evangelizar 

Todas as etapas do documentário foram realizadas pela TV Evangelizar. Essa já é a terceira produção internacional exclusiva. Antes dela, a equipe da viajou a Portugal e  Espanha, para esmiuçar as origens da fé católica na Terra de Vera Cruz, e também foi ao México, com a missão de buscar a verdade oculta para uma narrativa já repleta de informações sobre a cultura, os costumes e as curiosidades regionais. 

Para o diretor-geral da TV Evangelizar, jornalista José de Melo, além de ser fonte de informação e conhecimento para o público, o documentário traz uma contribuição para a fé católica. 

“Acredito que esse material vai contribuir bastante para o fortalecimento ainda maior da devoção nos países da América Latina. O documentário esmiúça a história de uma das devoções mais fortes do catolicismo. Vamos colocar no ar um conteúdo que traz riqueza de detalhes sobre a força dessa devoção e a alegria contagiante da fé das pessoas na celebração de Nossa Senhora de Guadalupe”, diz. 

A TV Evangelizar tem alcance nacional e, via satélite, chega a mais de 5 milhões de telespectadores só no Brasil. A rede também transmite a programação via satélite para toda a América do Sul e alcança audiência em outros continentes, através do Facebook e canal do Youtube, que tem quase 2 milhões de inscritos. 

Imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, na Basílica de Guadalupe registrada pela Equipe da TV Evangelizar enquanto gravava o documentário no México. Foto: Arquivo pessoal. 

 

Sobre o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe de Curitiba

Em Curitiba (PR), o Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas é a sede da Obra Evangelizar, que tem como presidente o Padre Reginaldo Manzotti. A pedra fundamental da construção, na Praça Senador Correia, Centro da capital paranaense, foi assentada no dia 11 de novembro de 1952. Já a inauguração propriamente do templo se deu em julho de 1967 que, em 2012, foi elevado à condição de Santuário. Em 2015, quando a Obra Evangelizar É Preciso completou 10 anos, a devoção às Santas Chagas de Jesus foi abraçada no mesmo santuário.

Fé em Guadalupe em CuritibaCelebrações para Nossa Senhora de Guadalupe em 2021, no Santuário de Guadalupe (Curitiba). Foto Felipe Gusso

Segundo o diretor de Expansão da Associação Evangelizar É Preciso, Geizom Sokachesk, a devoção à Virgem de Guadalupe já tinha espaço em Curitiba bem antes, desde o século XVII. 

“Poucas pessoas sabem, mas desde o início da colonização em nosso município, em meados de 1693, já existia uma pequena capela onde eram manifestadas duas devoções marianas: Nossa Senhora da Luz e Nossa Senhora de Guadalupe. Em 1715, foi construída a igreja Matriz de Curitiba e ambas imagens continuavam expostas para devoção, até que, em 1839, com a construção da Catedral Basílica de Curitiba, dedicada à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, as imagens foram separadas”, conta. 

A partir daí, a iniciativa de construir um templo dedicado a agradecer à padroeira das Américas pelas bênçãos recebidas voltou com força no primeiro centenário de Emancipação Política do Estado do Paraná (1953). 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Muito linda a história!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.