Excesso de informações, redes sociais, conflitos urbanos, tantas correrias… Como ter a maior conexão com Deus nesse contexto tão comum da modernidade? Para alguns Filhos de Deus, como fizeram Santos e Santas da Igreja, o caminho é o refúgio de maneira mais intensa. “Livre – Duc In Altum”, um documentário dirigido por Santos Blanco, mostra exatamente as vidas daqueles que optaram pela clausura. A partir de 15 de agosto, o filme chega aos cinemas, e apresenta ao público um olhar intimista sobre os monges e freiras que renunciaram ao mundo exterior para abraçar uma existência de contemplação e oração.
Filmado em 12 mosteiros espalhados pela Espanha, o documentário tem um olhar sensível às motivações e mostra o cotidiano dessas pessoas que buscam uma conexão mais profunda com o divino. Produzido pela Bosco Films e Variopinto Producciones, “Livre – Duc In Altum” abre as portas desses locais sagrados e quase nada expostos a quem não faz parte deles. Dessa forma, quem assiste pode ter uma compreensão mais profunda sobre o que leva alguém a deixar para trás uma vida de compromissos em meio aos agitos do mundo em favor da espiritualidade.
A produção busca mostrar a diversidade de experiências que compõem a vida monástica. Ao contrário do que muitos imaginam, aqueles que se dedicam à clausura não são necessariamente pessoas que sempre tiveram vocação religiosa. O filme destaca histórias de indivíduos que tiveram vidas plenas fora dos muros do convento — com carreiras, famílias e passados agitados — e que encontraram no silêncio e na oração um caminho para a liberdade espiritual.
O documentário faz um paralelo entre a solidão do mundo moderno e a solitude escolhida dos religiosos, uma vida na qual o silêncio se torna uma forma de liberdade e autoconhecimento. Com o apoio da Fundação DeClausura, a produção foi realizada com profundo respeito às práticas e ao estilo de vida dos monges e freiras e promete ser uma experiência cinematográfica rica em significado e beleza.
O ser humano é uma perfeita união de corpo, mente e alma. Há séculos, muitos homens e mulheres deixam tudo para entregar suas vidas à contemplação. Este documentário consegue entrar e falar com pessoas que raramente pronunciam palavras e visitar lugares que permanecem fechados para o mundo: os mosteiros de clausura. Dirigido pelo estreante Santos Blanco e produzido por Bosco Films e Variopinto Producciones, o filme documental permite conhecer o que leva uma pessoa, em pleno século XXI, a decidir se encerrar entre quatro muros pelo resto de sua vida. Como é o seu dia a dia, suas motivações, sua vinculação com a natureza pura e sua vida exterior, que muito tem a ver com a interior?
Para mais detalhes, acesse o Instagram da Kolbe Arte.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.