Em 2022, no dia 21 de agosto a Igreja celebra a Assunção de Nossa Senhora. A data da solenidade oficialmente é no dia 15 de agosto, sendo instituída por Pio XI, que proclamou o Dogma da Assunção de Maria.
“(…) com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados apóstolos São Pedro e São Paulo e com a nossa, pronunciamos, declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial” (Pio XII, Munificentissimus Deus, 1º de novembro de 1950).
Durante a celebração, a Igreja e a comunidade relembram que Maria foi elevada ao céu em corpo e alma. Isso significa, em termos simples, que Deus, em forma de gratidão e reconhecimento a Maria, recebeu-a no Céu. O privilégio dado a ela é porque, como mãe de Jesus, foi isenta de pecado e, portanto, teve seu corpo e alma levados ao céu pelos Anjos.
Sendo assim, Maria não precisou esperar o fim dos tempos para ressuscitar.
Católicos acreditam na Palavra de Deus, que inclui a fé na ressurreição da carne e na vida eterna. Dessa maneira, nossa assunção ao céu será a partir da ressurreição dos mortos.
“O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível; Se há corpo natural, há também corpo espiritual. É semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder; é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual”(Coríntios 15, 42-44).
Mas Maria, nas palavras do Padre Reginaldo Manzotti, é a mulher vestida de sol, o sol que vem do Senhor. Ou seja, é nosso sinal de esperança para nós, principalmente porque está no céu, ao lado de Deus e de Jesus.
O fato de sua Assunção existir nos faz crer ainda mais que, ao estar ao lado do Senhor na fé e no amor, teremos o mesmo destino que ela.
A Virgem Maria, ao confirmar a Glória de Deus, alcançou o que todos nós queremos e esperamos. Por isso mesmo, a mãe de Jesus é uma esperança e, principalmente, representa nossa fé.
Humana como nós, ela conseguiu e, se ela o fez, todos nós também podemos, basta acreditar e seguir a Palavra de Deus. Além disso, ela intercede por nós, sendo a advogada nossa.
Aqui no IDe+ temos vários conteúdos sobre Maria disponíveis. Separamos cinco dos mais lidos para você se inspirar com a história dela e algumas dicas também.
Se você também quer aprender mais sobre a Assunção de Nossa Senhora, assiste esse trecho feito pelo Padre Reginaldo Manzotti em 2021.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.