No dia em que recebemos o Batismo, o ser humano é agraciado com os dons infusos. Ele é um dom do Espírito Santo que permite que os cristãos nasçam para a vida em Cristo e, pela intervenção do Espírito Santo, forma um filho de Deus.
Quando nascemos, por conta do pecado original, temos uma mancha e uma inclinação ao mal fruto do pecado. Sendo assim, Deus quebra essa mancha durante o batismo ao infundir em nós seus Dons, que atuam como uma aproximação e predisposição à santidade.
Os dons infusos, também chamados de santificação, ajudam-nos a construir a santidade na vida humana. Eles são diferentes dos dons efusos, dos quais precisamos pedir a Deus para receber (tal como o dom das profecias).
Algumas pessoas passam muito tempo sem exercer sua fé e se afastam de Deus. Ao fazer isso, elas atrofiam os dons recebidos. Por vezes, eles parecem ter desaparecido dos indivíduos. Só que Deus não os deixa morrer. Pelo contrário, nos possibilita a chance de recomeçar a usá-los a qualquer momento.
Todos os cristãos recebem os dons infusos no batismo. Eles são utilizados para a santificação. São considerados dons infusos, ou dons do Espírito Santo: Temor de Deus; Piedade; Fortaleza; Prudência; Ciência; Entendimento/ Inteligência e Sabedoria.
Durante a Crisma, esses dons crescem ainda mais em cada cristão.
Como dons do Espírito Santo, nos auxiliam a fazer com que as engrenagens da nossa espiritualidade funcionem de maneira satisfatória.
Em outras palavras, é como se limpassemos um espaço e o deixasse pronto para ser utilizado novamente, mas com ajuda de um produto muito bom. Os dons infusos funcionam como esse auxiliar de limpeza, que vai abrindo caminhos para deixarmos nossa alma mais próxima de Deus.
Eles atuam, portanto, como um revestimento para a alma, a fim de que seja possível transformar os modos de agir dos indivíduos. Desse modo, vive-se como Ele nos ensinou e cumprindo os Seus anseios.
É preciso usar os dons infusos sempre. Conforme o cristão avança em sua vida, ele consegue ser mais participante da vida em Cristo, compreendendo a importância e a relevância dos dons infusos para o crescimento espiritual.
Como os recebemos no Batismo, eles nos acompanham por toda a vida (e se você quer ler mais sobre a importância dos padrinhos na vida de uma criança, acesse esse link). Dessa maneira, eles são auxiliares das graças, as quais podemos nos firmar durante toda a vida.
O Padre Reginaldo Manzotti explica que, diferente das virtudes teologais (fé, esperança e caridade), que são dons infusos por Deus no Batismo, outras virtudes, dons e frutos do Espírito Santo precisam ser buscados, pedidos e permitidos.
“Se quisermos ter a paz interior, precisamos deixar que o Espírito Santo que habita em nós pelo Batismo, aja em nós”.
Quer conhecer mais dons do Espírito Santo? Aqui no IDe+ temos mais um conteúdo exclusivo para você. Basta acessar esse link e conferir o conteúdo completo.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.