Eduardo Santos e a Pequena Oficina: conheça o bonequeiro que tirou Manzottinho do papel

Eduardo Santos e a Pequena Oficina: conheça o bonequeiro que tirou Manzottinho do papel Foto: reprodução Instagram

Quem assiste ao programa REDEVIDA Evangeliza ou já participou dos eventos da Associação Evangelizar É Preciso conhece o carisma do Manzottinho, personagem que encanta crianças e adultos, ajuda na catequese com alegria e de forma lúdica. E quem está por trás dessa criação tão especial? Eduardo Santos, artista e bonequeiro responsável pela Pequena Oficina, que cria e constrói bonecos de diversas formas e funcionalidades.

Com mais de duas décadas dedicadas à arte do teatro de bonecos, Eduardo iniciou a atividade em 2002, quando era estudante universitário de Cinema de Animação e Desenho na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O convite de um colega de turma abriu portas para um estágio no grupo Catibrum, em Belo Horizonte (MG), que passou a ser seu local de mais aprendizado na profissão.

Esboço do novo Manzottinho./Foto: arquivo pessoal

“Gostava de desenhar quando era criança, mas nem sabia direito o que era teatro de bonecos, foi a partir desse convite que entrei nesse universo”, lembra o artista.

O primeiro trabalho foi no espetáculo “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, com mais de 80 bonecos em cena, ainda na função de lixar. Iniciou a confecção dos bonecos no espetáculo “O Homem Voa?”.

“O homem voa?”: espetáculo sobre Santos Dumont da Cia. Catibrum, de Belo Horizonte. Direção: Lelo Silva./Foto: Guto Muniz

Desde então, Eduardo nunca mais saiu desse universo criativo, que virou algo tão importante para a sua vida e para a cena cultural, que recebe suas contribuições.

“Como sempre gostei muito de desenho, toda criação começa por esboços e referências visuais. É um processo detalhado e manual, no qual utilizamos desde papel machê, espuma e EVA até modelagens em 3D e impressão”, explica sobre o processo criativo.

Boneco gigante para o espetáculo Anima do Teatro Guaíra, em Curitiba. Coreografia: Alan Keller. Direção Geral: Luiz Fernando Bongiovanni./Foto: arquivo pessoal

Entre os destaques da carreira, Eduardo cita o recente boneco gigante criado para a escola de samba Mocidade Independente Padre Miguel, do Carnaval do Rio em 2025, que conquistou o prêmio Estandarte de Ouro como melhor comissão de frente. Outro importante foi a criação de bonecos para espetáculos do Teatro Guaíra, em Curitiba, e o personagem Manzottinho, para a TV Evangelizar.

Boneco da Mocidade Independente de Padre Miguel. /Foto: reprodução Getty Images

A profissão de bonequeiro envolve uma dedicação artesanal, minuciosa e criativa. O processo passa por briefing com solicitante, desenhos, modelagem e envolve diferentes materiais dependendo das necessidades específicas de cada projeto.

“Algumas partes a gente faz manualmente, outras a gente faz uma modelagem em computador. Por exemplo, bonecos que piscam, como é o caso do Manzottinho, que é muito delicado, a gente faz uma modelagem primeiro no computador para que tudo fique no lugar, para que todas as coisas tenham o tamanho correto e para que tenha o funcionamento ideal. Algumas peças a gente imprime em impressora 3D, outras peças a gente faz manualmente, mas o grosso do trabalho poderia se dizer que é um trabalho artesanal feito a mão”, detalha Eduardo.

Foto: arquivo pessoal

Sobre as demandas da Pequena Oficina, Eduardo conta que muitas pessoas buscam bonecos personalizados e mascotes institucionais.

“Cada dia é diferente e isso torna o trabalho divertido. Já fiz desde caricaturas de apresentadores até microbonecos para teatro. Essa diversidade faz parte da beleza do meu trabalho”, explica.

Para acompanhar o trabalho de Eduardo Santos, acesse o Instagram oficial da Pequena Oficina (@pequenaoficina) e veja mais sobre suas criações.

Foto: arquivo pessoal

Equipe prepara boneco de São Francisco para o Natal de 2023 em Curitiba./Foto: reprodução Instagram

 

Para dar vida ao Manzottinho

O Manzottinho surgiu de uma parceria especial com a Associação Evangelizar É Preciso, inspirado diretamente nos quadrinhos da Revistinha infantil.

Para Eduardo, o maior desafio foi “tirar o personagem do papel e trazê-lo para o mundo real, mantendo sua personalidade, carisma e essência”.

 

Assista ao Manzottinho

Desde 5 de março, uma nova versão do Manzottinho é vista na TV e nas redes. Confira como o personagem ficou:

 

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