A educação transforma vidas e a trajetória do professor Claudovil Barroso de Almeida Júnior é um testemunho disso. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), a história dele é de dedicação, busca pelo conhecimento, fé em Deus e na intercessão de Nossa Senhora.
Natural do estado do Amapá, Claudovil nasceu com paralisia cerebral e enfrentou desafios desde a infância. Ele encontrou na educação um caminho para a sua vida e para pensar no coletivo. Por isso, para quem enfrenta dificuldades para estudar, a recomendação do professor é:
“Persistir. O caminho é longo, na maioria das vezes não é plano. Felizmente, são os caminhos ‘irregulares’ que impulsionam para não desistir e prosseguir”.
No Dia da Educação, celebrada em 28 de abril, o especialista lembra que ela é essencial para a equidade social.
“Compreendo como uma grande propulsora de transformação social, visto que não basta só matricular (acesso), é extremamente fundamental garantir também a permanência e a saída exitosa de estudantes do processo educacional”.
A sua formação em Educação Especial e a experiência como pesquisador o levaram a estudar as políticas educacionais para crianças com deficiência física neuromotora e ele defende a inclusão como um direito fundamental.
Se a educação moldou sua carreira, foi a fé que deu coragem e estímulo para seguir em frente. A espiritualidade de Claudovil se fortaleceu durante a pandemia, quando passou a dedicar mais tempo à oração e à reflexão.
“Aprendi a agradecer mais do que pedir. A Sagrada Família está cada dia mais viva em minha vida”, conta.
A devoção especial é a Nossa Senhora das Graças, que chama de “Mãezinha” e a quem consagrou sua vida. A Ela, atribui intercessão em momentos como sua aprovação no doutorado.
“Recorro sempre a Nossa Senhora das Graças, minha Mãe. Creio que sua misericordiosa intercessão contribuiu para a minha aprovação”.
Educação e fé podem — e devem — caminhar juntas para transformar vidas. Exemplo vivo disso, Claudovil incentiva outras pessoas a seguirem seus sonhos.
“Ter propósitos na vida é fundamental para sempre vislumbrarmos o nosso melhor enquanto pessoas. E já que a vida é feita de escolhas, escolha algo que lhe fará crescer como ser humano: a educação”.
A disciplina é igualmente importante para o professor, tanto em relação ao desenvolvimento profissional quanto à sua espiritualidade.
“No período da manhã, sempre reservo um momento para orar, louvar e agradecer, como também um dia na semana para ir à Igreja, assistir à Santa Missa. Sempre chego uma hora mais cedo e rezo o terço, me fortalece espiritualmente”, compartilha o professor, que vai ao Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Santas Chagas.
_______________________________________________________________________________________________________________________
Texto adaptado do Espaço IDe+ no Jornal do Evangelizador – Ano XVIII – n° 211 – abril/2025
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.