Você certamente já ouviu essa oração, certo?
A primeira frase do Credo já apresenta toda a sua relevância e demonstração de fé em Deus. Nas palavras desta oração tão emblemática, é possível compreender também os ensinamentos de Deus e de Jesus para a vida das pessoas, afinal de contas há uma relação direta com o que é dito no Evangelho.
Apesar de ser muito conhecida e rezada, a oração tem seu significado muitas vezes não compreendido completamente. Por esse motivo, hoje o IDe+ apresenta o significado do Credo.
No Brasil, conhecemos essa oração pelo nome Creio. Quem criou essa oração do Credo (palavra em latim) foi o papado de Papa Paulo VI, em 1967, durante as celebrações do Ano da Fé.
Há duas versões para a oração, mas a principal é a segunda versão, porque é mais fácil e com frases a menos. Ela é feita durante a Santa Missa e, apesar de ser menor, não perde seu valor e poder.
Creio em Deus todo poderoso, Criador do céu e da Terra;
A primeira frase da oração é baseada no que diz a Bíblia, em Gênesis 1, 3-5, onde se tem a criação da humanidade e da Terra como um todo por Deus.
“Deus disse: ‘Que exista a luz!’ e a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa. E Deus separou a luz das trevas: à luz Deus chamou ‘dia’, e às trevas chamou ‘noite’. Houve uma tarde e uma manhã: foi o primeiro dia”.
… e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor; que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria,
A existência de Jesus é uma certeza para os cristãos, assim como a sua chegada anunciada pelo Anjo Gabriel à Nossa Senhora.
“O anjo, então, disse-lhe: ‘Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus” (Lucas 1, 26)
… padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos.
Toda a passagem da oração confirma a crença dos católicos com a morte e a crucificação de Jesus, bem como o fato de que, ao terceiro dia, ele ressuscitou e subiu aos céus, para ficar ao lado de Deus. Dessa maneira, está no Céu com Deus, até a nossa chegada. Há diferentes passagens bíblicas que confirmam essa parte da oração, em especial nos Evangelhos dos Apóstolos.
Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
Católicos acreditam que seus corpos são templos do Espírito Santo. Confiam na Igreja como uma Mãe e direcionamento das espiritualidades e para aproximar-se das Palavras de Deus. Acreditam também no perdão, na ressurreição e na vida eterna, prometidos por Jesus e que apontam o caminho para encontrar com Deus.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.