A solidariedade e a caridade são valores sempre presentes nas Escrituras Sagradas e devem chegar ao dia a dia de todos. O lema da Cáritas, “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça” (Mt 5,6) é um chamado à compaixão e à ação que a Bíblia traz. Esses valores da fé cristã são base da Cáritas Brasil, que completa em 12 de novembro 67 anos de dedicação à promoção da justiça social e solidariedade.
Fundada em 1956, é uma das 170 organizações-membro da Cáritas Internacional e sua história está ligada à ação mobilizadora de Dom Hélder Câmara, então Secretário-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
O Concílio Vaticano II foi base da na definição da missão da Cáritas, que passou a adotar os valores do cuidado pastoral transformador. Como um organismo da CNBB, tem uma rede com 187 entidades-membro, 12 regionais e 5 articulações.
As cinco áreas prioritárias de atuação da Cáritas representam a diversidade das atividades realizadas em todo o Brasil. A instituição trabalha na promoção da Economia Popular Solidária (EPS), na convivência harmoniosa com diversos biomas, no atendimento e desenvolvimento de programas voltados para a infância, adolescência e juventude (PIAJ), na defesa do meio ambiente, na gestão de riscos e emergências (MAGRE) e no apoio a migrantes e refugiados.
Sinônimo de solidariedade, amor, fraternidade, caridade, esperança, justiça social, compromisso, profecia, autonomia e acolhimento, a Cáritas é a materialização da ideia de que todas as pessoas devem viver bem e com dignidade. Para isso, constrói um caminho de encontro com as pessoas e os povos, numa Igreja em saída, a partir do olhar de comunhão.
É um trabalho que se estende por décadas de aprendizado e experiência e que permanecerá enraizado em todo o Brasil. Representa uma bênção e proteção àqueles que dela se aproximam.
“É graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas a graça das graças é não desistir nunca.” — Dom Hélder Câmara (1909-1999), Bispo e Arcebispo emérito de Olinda e Recife, conhecido internacionalmente pela defesa dos Direitos Humanos.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.