Entenda o que realmente significa a conversão dos pecadores e o seu chamado na Quaresma

Entenda o que realmente significa a conversão dos pecadores e o seu chamado na Quaresma

No início da Quaresma, há um chamado especial a refletir sobre a conversão dos pecadores, ou seja, de todas as pessoas. Esse processo é essencial à vida que Deus planejou para Seus filhos. O Evangelho de São Mateus explica o verdadeiro significado dessa atitude, que não é um “fenômeno sobrenatural”, mas acima de tudo uma decisão. É a cura para os pecados e um caminho em direção à santidade.

A conversão é uma resposta ao convite divino. “E Jesus, passando adiante dali, viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ E ele, levantando-se, o seguiu” (São Mateus 9,9). O ato do evangelista naquele momento transformou não apenas a sua vida. Contribuiu com a propagação da Boa-Nova.

A Quaresma é um período de busca e renovação espiritual. Assim como São Mateus abandonou sua vida anterior para seguir Jesus, durante esse tempo, os filhos de Deus são desafiados a abandonar os “fermentos velhos”, abraçar a sinceridade e se preparar para a celebração da Páscoa com corações renovados (1 Coríntios 5,7).

Para entender o poder dessa decisão, é importante ter em mente que a conversão é um processo contínuo, não um “fenômeno sobrenatural” ou momento único. O Batismo, como a “conversão primeira”, é o passo inicial da caminhada. Mas a vida cristã é marcada por conversões constantes em uma busca eterna pela santidade, a partir da Palavra de Deus e dos Sacramentos.

A Igreja sempre pede aos fiéis que dediquem orações pela conversão de todos, para que Seus filhos se aproximem do Pai. Nas súplicas, dedique um tempo a pedir pela conversão daqueles que ainda não creem. E a reaproximação de quem se afastou da fé. A compaixão e a intercessão são provas do amor cristão.

Que a Quaresma seja um tempo de renovação espiritual, que todos possam responder ao chamado de Jesus e trilhar o caminho em direção à santidade.

Oração pela conversão dos pecadores

Deus, refúgio e fortaleza nossa, atendei propício aos clamores do vosso povo, e pela intercessão da gloriosa e Imaculada Virgem Maria, Mãe do Vosso Filho, do bem-aventurado São José, casto esposo de Maria, dos Vossos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e de todos os Santos, ouvi benigno e misericordioso as súplicas que do fundo da alma Vos dirigimos pela conversão dos pecadores, liberdade e exaltação da Santa Madre Igreja.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Eliane da Silva Leite
    Aprendi mais sobre o sentido da convenção..e pretendo seguir adiante depois do esclarecimento.. estão de parabéns a equipe
  • Tatyana Casarino
    Belo texto! Muito esclarecedor. Parabéns, Ide+!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.