Entenda o significado do Corpus Christi

Entenda o significado do Corpus Christi

Celebrada 60 dias após a Páscoa, a Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, na Bula Transiturus em 1264. Quer saber como tudo começou?

Diz a tradição que ele, quando ainda era Cônego, teria ouvido a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon contar sobre as suas visões de Cristo demonstrando desejo de que a Eucaristia fosse celebrada com intensidade.

Por volta de 1264, já designado Papa, Urbano IV ficou sabendo do Milagre de Bolsena (quando um Sacerdote da cidade italiana partiu a Hóstia Sagrada e dela saiu sangue) e pediu que os objetos sagrados fossem levados até ele, na igreja de Santa Prisca, em Roma. Foi essa a primeira procissão de Corpus Christi que se tem notícia.

Quer mais algumas curiosidades?

  • Urbano IV pediu um Ofício para ser cantado durante a celebração, que foi composto por São Tomás de Aquino. O cântico se chama Lauda Sion (Louva Sião) e é usado até hoje nas celebrações de Corpus Christi. Quer ouvir? Clique aqui!
  • O Papa faleceu logo após instituir a celebração. Por isso, ela demorou um pouco pra se fortalecer. Em Roma, a festa de Corpus Christi só começou a ser celebrada de fato em 1350.
  • O costume dos tapetes para a procissão chegou ao Brasil por meio dos colonizadores portugueses. Na confecção, os cristãos voluntários usam serragem, pedras, flores, farinha, areia, borra de café, entre outras matérias-primas naturais ou reaproveitadas.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.