Entenda por que a família é a instituição mais importante para a Igreja

Entenda por que a família é a instituição mais importante para a Igreja

Família é a base para tudo na vida, inclusive para a Igreja. O Concílio Vaticano II, por exemplo, considera a família uma “igreja doméstica”. A salvação da sociedade humana depende de uma condição feliz da comunhão conjugal e familiar.

Conservar o bom hábito de orar e ler a Bíblia em casa com os parentes, inclusive, pode ajudar a superar mais rapidamente os possíveis conflitos e fragilidades do cotidiano dos lares, pois é no meio familiar onde o amor é traduzido em gestos.

Para o Papa Francisco, é o principal lugar de crescimento de cada um de nós, pois é por meio dela que o ser humano se abre à vida e à exigência natural de relacionar-se com os outros.

“Em família, a fé acompanha todas as idades da vida, a começar pela infância: as crianças aprendem a confiar no amor dos seus pais. Por isso, é importante que eles cultivem práticas comuns na família, que acompanhem o amadurecimento da fé dos filhos. Sobretudo os jovens, que atravessam uma idade da vida tão complexa, rica e importante, devem sentir a proximidade e a atenção da família e da comunidade eclesial no seu caminho de crescimento da fé”, orienta o Papa Francisco.

De Adão e Eva ao matrimônio

Sabe-se que está no centro dos propósitos de Deus para que seus filhos sejam felizes e cresçam juntos. Afinal, desde o início foi assim: o Criador uniu Eva e Adão, as primeiras pessoas da Terra e os abençoou. Assim, foram incentivados a formar uma família para que se frutificassem, multiplicassem e enchessem a Terra, tal qual está escrito em Gênesis 1,28.

Jesus também nos ensinou que o casamento é sagrado e parte importante nos propósitos de Deus, como escreveu o apóstolo Marcos:

“Desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; assim já não serão dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem” (Mc. 16,6-,9).

Alguns exemplos na Bíblia

• Abraão, Isaac e Jacó seguiram o mandamento de Deus de se casar e ter filhos (Gênesis 9-12).
• Abraão e Sara exerceram a sua fé para finalmente desfrutarem as bênçãos de terem seu filho Isaque (Gênesis 21).
• Sob a direção do Senhor, o servo de Abraão viajou uma longa distância para encontrar Rebeca, uma mulher justa, para ser esposa de Isaac (Gênesis 24).
• Jacó, filho de Isaac, trabalhou por muitos anos para se casar e estabelecer sua própria família, que se tornou a casa de Israel (Gênesis 29–30).

Filhos do Pai Celestial

É por meio dos laços familiares, dos exemplos vivenciados em casa, com os pais, que as crianças entram em contato pela primeira vez com os valores de amor e perdão. A criança aprende o sentido de fraternidade, afeto e carinho a seu primeiro grupo social, são passados os conceitos morais e é o estágio inicial para o aprendizado do convívio em sociedade. 

A Igreja também, além de ser uma comunidade da fé e da salvação, forma uma grande família com os filhos de Deus. Não é à toa que muitos se tratam como irmãos. Afinal, somos todos filhos do grande Pai Celestial. E, por isso mesmo, irmãos.

Alguns versículos sobre a família

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne” (Gênesis 2,24).

“Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá” (Êxodo 20,12).

“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor” (Efésios 6,4).

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Deuteronômio 6,6-7).

“Quem causa problemas à sua família herdará somente vento; o insensato será servo do sábio” (Provérbios 11,29).

Família é o lugar da presença de Deus, da comunhão e do crescimento. Ela nasce do amor e só se perpetua no amor. Dia 15 de maio é o Dia Internacional da Família. Aproveite o momento para agradecer ao Senhor pela sua.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Celina cordeiro
    Família e a base de tudo. A sagrada família abençoe meu lar.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.