Entenda por que o Espírito Santo é representado por uma pomba

Entenda por que o Espírito Santo é representado por uma pomba

A representação do Espírito Santo como uma pomba tem intrigado e inspirado fiéis e estudiosos. Essa resposta está na Bíblia. O Novo Testamento, ao descrever o Batismo de Jesus, destaca “O Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea, como uma pomba” (Lucas 3, 22).

O Talmud da Babilônia, que é uma coletânea de livros sagrados dos judeus, compara o Espírito de Deus que pairava sobre as águas na criação a uma pomba. Em Gênesis 1, 2, há a menção ao espírito do Senhor, ainda que sem essa forma de representação. “O Espírito de Deus pairava sobre as águas”.

Outra conexão tem a ver com Noé: a pomba que ele enviou em busca de terra após o dilúvio. Quando a chuva parou, Noé abriu a janela da arca e soltou uma pomba para procurar por terra seca. Da primeira vez, a pomba voltou sem achar lugar para pousar. Na segunda vez, voltou com um ramo de oliveira, mostrando que as águas estavam descendo. Na terceira vez, a pomba não voltou mais (Gênesis 8:10-11).

No contexto pagão, esses animais eram frequentemente associadas ao divino. Na antiguidade, era comum representar deuses e deusas rodeados por pombas. Na época do Novo Testamento, a conexão entre essas aves e a divindade já estava estabelecida. Os primeiros cristãos adotaram então a simbologia, passando a representar o Espírito Santo quase exclusivamente como uma pomba. A pomba também está sempre presente na arte cristã, muitas vezes suspensa sobre altares em forma de tabernáculos.

A brancura e pureza das penas da pomba evocam a pureza de Deus, enquanto seu voo representa os movimentos do Espírito Santo nas almas das pessoas. Ao longo dos séculos, a imagem se perpetua como a materialização da presença e da ação do Espírito Santo na vida dos fiéis. Uma lembrança constante da proximidade divina e da purificação que Ele traz às vidas dos Seus filhos.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • rogerio santanna
    Muito bom explicativo

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.