Escatologia: o mundo também tem o seu fim e redenção em Cristo?

Escatologia: o mundo também tem o seu fim e redenção em Cristo?

As Sagradas Escrituras afirmam, já no início, que tudo o que foi criado tem origem pela determinação e ordem de Deus:

“No princípio Deus criou o céu e a terra” (Gn 1, 1).

Ainda sobre esse dom da criação, o Papa Francisco nos ensina:

“A criação refere-se à ação misteriosa e magnífica de Deus criar do nada este majestoso e belo planeta e o universo inteiro, e também ao resultado de tal ação, ainda em curso, que experimentamos como um dom inexaurível. Durante a liturgia e a oração pessoal na ‘grande catedral da criação’, recordemos o Grande Artista que cria tanta beleza e reflitamos sobre o mistério da sua amorosa opção de criar o mundo.”

Mas não só a criação tem sua origem no Pai, também seu ápice se dá em Cristo, quando o próprio Deus se faz verdadeiro homem:

“E a Palavra se fez carne e habitou entre nós; vimos sua glória, a glória de Filho único do Pai, cheio de graça e verdade” (Jo 1,14).

De acordo com o filósofo e comunicador Tiago Correia, podemos até pensar que está em Cristo apenas a finalidade da criação, mas não seu fim.

“Pelo contrário, está n’Ele a plenitude”, afirma Tiago.

Encontramos esta afirmação da finalidade da Criação em Cristo também no Evangelho de São João:

“Todas as coisas foram feitas através dele, e, sem Ele, nada do que existe teria sido feito” (Jo 1,3).

É em Jesus que a criação encontra seu ápice e sua redenção, pois n’Ele se fazem novas todas as coisas, como descrito em Apocalipse 21,5.

Para São Paulo, a redenção vinda da cruz chega a tudo e a todos nós, tamanha é a sua amplitude divina. A Escatologia Católica tem suas bases na redenção gerada pelo sacrifício salvador de Cristo. Por isso, muito mais que apocalíptica, que trata do fim, é uma escatologia da esperança. Ao pensarmos na escatologia da criação, ou seja, nos desígnios finais de tudo que existe, não pensamos em um fim trágico e absoluto. Pelo contrário, entendemos que “a própria natureza criada será libertada da escravidão da decadência em que se encontra, recebendo a gloriosa liberdade dos filhos de Deus” (Rm 8,21).

Essa forma de entender o destino final do homem e do mundo foi resumida no Concílio Vaticano Segundo:

“A Igreja, à qual todos somos chamados e na qual por graça de Deus alcançamos a santidade, só na glória celeste alcançará a sua realização acabada, quando vier o tempo da restauração de todas as coisas (cfr. Act. 3,21) e, quando, juntamente com o gênero humano, também o universo inteiro, que ao homem está intimamente ligado e por ele atinge o seu fim, for perfeitamente restaurado em Cristo (cfr. Ef, 1,10; Col. 1,20; 2 Ped. 3, 10-13).” (Lumem Gentium, 48)

Uma vez que este ideal escatológico, que é centrado em Jesus Cristo, exige uma ação concreta de todos nós, o Papa Francisco tem nos lembrado com frequência da importância do cuidado com a criação:

“É a ‘conversão ecológica’ que São João Paulo II nos exortava a realizar: a renovação do nosso relacionamento com a criação, de modo que já não a consideremos como objeto a explorar, mas, ao contrário, guardemo-la como um sacro dom do Criador. Depois, consciencializemo-nos de que uma abordagem global requer que se pratique o respeito ecológico nas quatro vertentes: para com Deus, para com os nossos semelhantes de hoje e de amanhã, para com toda a natureza e para com nós próprios.” 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.