Especial São José: família, dedicação e fé

Especial São José: família, dedicação e fé

Em 19 de março, a Igreja celebra o Dia de São José. E você conhece a história inspiradora do pai adotivo de Jesus? O IDe+ tem diversos conteúdos sobre o Santo, que contam sobre os caminhos do esposo da Virgem Maria. Vamos relembrar essa história que fala sobre família, amor, dedicação e fé?

 São José como esposo de Maria 

José, segundo o Evangelho, iria se casar com uma virgem chamada Maria. Só que, pouco antes do casamento, Maria engravidou por ação divina. Como explica Mateus (1,19), um anjo enviado por Deus esclareceu a situação a José, que compreendeu que os planos para seu filho seriam maiores e mais importantes para a humanidade.

Ao longo de sua vida, José amou Jesus e Maria de maneira significativa. Ele amava a família inteiramente, buscando o bem deles mais do que o seu próprio. 

No texto disponível nesse link , você também aprende sobre a dedicação, amor e fé de José com Maria e Jesus, reforçando a fidelidade e a relação familiar de maneira significativa.

 

São José: chefe da Sagrada Família 

Sendo pai adotivo de Jesus, José fez questão de educar o filho seguindo os mandamentos de Deus, a quem era extremamente obediente. Ensinou Jesus demonstrando seu amor pela esposa, como pai e líder de comunidade. 

Chefe de família, José buscou guiar todo o seu rebanho em direção ao bem. Você pode conhecer todas as características de um chefe de família aqui. 

 

São José, modelo de trabalhador 

Conhecido como um excelente carpinteiro, José dedicava a sua vida ao trabalho, porque era dele que vinha o sustento da sua família. Deus reconhecia esse esforço e justamente por isso coloca seu Filho em um lar com um pai que era exemplo, afinal, José seria um exemplo e modelo profissional e humano durante a missão de Jesus.

Sendo o trabalho essencial na vida, Jesus fazia questão de destacar e valorizar o fato de ser filho de um carpinteiro dedicado. Em toda a sua humildade, José foi um operário digno de todo o reconhecimento que recebeu. 

O conteúdo completo de São José como modelo trabalhador você pode conferir aqui. 

 

São José: exemplo de obediência

Diante da gravidez da Virgem Maria, alguns homens poderiam a ter abandonado, especialmente no tempo em que isso aconteceu. No entanto, José, como obediente a Deus, honrou sua fé e se esforçou a compreender e fazer o que nosso Pai lhe incubou. A obediência, diferente do que aconteceu com várias outras pessoas ao longo do Evangelho, foi muito rápida, porque José a ouviu de primeira, sem resistências. 

Mesmo que a tarefa fosse difícil, o pai adotivo de Jesus seguia os pedidos de Deus. Sua história nos ensina a ter fé e confiar nas promessas divinas,  mesmo quando nada parece justo. 

 

São José como esperança dos doentes 

“Pai, se for de sua vontade, afasta de mim esta doença. Mas não seja feita a minha vontade, mas a Sua (cf. Lucas 22,42).

São José nos ensina a rezar, tal como explicado na frase acima. Por ser muito devoto e confiar em Deus, o esposo da Virgem Maria desperta em nós a confiança plena na misericórdia e no poder do Senhor. Por isso, a Igreja nos ensina a orar por ele tanto para nos ensinar a rezar, como também para intender a Jesus para a cura dos malefícios que afetam nosso corpo e alma.

O conteúdo completo sobre São José como esperança dos doentes você confere aqui. 

 

São José: espelho de paciência 

Ser paciente é um dom, mas também conseguimos conquistar a paciência com muito esforço e dedicação. São José é um exemplo quando tratamos de paciência, porque sempre agiu prudentemente, controlando suas paixões, medos, ansiedade e imediatismos. O fez sabendo que a virtude da paciência iria levar ele em direção a Deus.

Exatamente por ser paciente, José conseguiu discernir com mais precisão sobre como agir feito um verdadeiro homem de Deus, dispondo todas as suas capacidades para o serviço e se entregando com a inteireza de coração. E sobre a paciência você pode ler mais aqui.  

 

São José, o justo

Em Mateus (1,19), José é descrito como justo. Honesto com Deus, com Maria e com Jesus, defendeu a família com humildade e comportamento exemplar. Tão importante exemplo que viveu na mais perfeita caridade em prol da sua família. 

Também foi justo com Deus, ao depositar a sua vida na mão d’Aquele a quem era devido. E consigo mesmo, ao dar a si aquilo que a sua vocação precisava. Quer compreender mais sobre São José, o Justo? LEIA AQUI

 

São José Protetor da Santa Igreja

Muitas pessoas atribuem a São José apenas a imagem de protetor da família e pai, porque ele é o responsável pela segurança de Maria e de Jesus em muitos momentos de suas vidas. 

Mas nem sempre ele conseguia agir sozinho, pedindo sempre ajuda a Deus, que sabia também que José era um ótimo instrumento para a Sua ação, assim como é a Igreja. Foi fiel aos planos divinos e contribuiu para a graça divina. Ao mesmo tempo, se comprometeu a amar e proteger a mensagem de Jesus e de Deus.

Confira o conteúdo completo sobre São José como protetor da Igreja aqui

 

São José: Protegei-nos!

No dia de São José, convidamos você a refletir sobre a mensagem dele ao longo da vida. Será que somos fiéis ao que o esposo, pai e chefe de família nos ensinou? 

Justiça, fé, crença, amor, compaixão, paciência e oração: a vida do Santo é uma inspiração para o nosso cotidiano. Por isso, hoje e todos os outros dias pedimos: 

São José,  protegei-nos.  Amém!

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.