Estigmas: presença de chagas de Cristo em santos desafia a Ciência e fortalece a fé

Estigmas: presença de chagas de Cristo em santos desafia a Ciência e fortalece a fé Estigmas de São Padre Pio | Foto Jornal O Bom Católico

Não é de hoje que cientistas e médicos do mundo todo tentam entender o fenômeno da estigmatização, mas apesar do esforço, não conseguem encontrar explicação científica para a sua ocorrência. Os estigmas, de fato, têm origem divina e não terrena e vários santos da Igreja Católica podem atestar isso.

O conhecimento sobre estigmas não é tão difundido, mas o uso do termo, neste caso, diz respeito ao surgimento das marcas das cinco chagas de Jesus Cristo pregado na cruz em outras pessoas. Elas podem surgir nas mãos e pés, como furos feitos por pregos; nas costas, tais quais as marcas deixadas por chibatadas; e na cabeça, como se uma coroa de espinhos tivesse sido utilizada.

Santos como São Francisco de Assis, Santa Rita de Cássia, São Pio de Pietrelcina e Santa Gemma Galgani foram alguns dos que receberam, em vida, os estigmas de Cristo.

 

Estigmas de São Francisco

São Francisco, inclusive, foi o primeiro, não somente santo, mas também católico, a protagonizar o fenômeno. Ele é considerado um dos santos cujo modo de vida mais se aproximou da de Jesus. Biógrafos como René Fülop-Miller, autor do livro “Os Santos que Abalaram o Mundo”, defendem que as cinco chagas sangrentas foram registradas nos seus últimos anos de vida.

Diante da inquestionável santidade de São Francisco, o Vaticano reconheceu os seus estigmas como milagrosos. Entre 1237 e 1291, nove bulas papais sancionaram a sua autenticidade.

 

Estigmas de Santa Rita de Cássia

Como contado por historiadores, Santa Rita de Cássia também tinha uma ferida na testa, ocasionado por um espinho despregado da coroa de Cristo crucificado, diante do qual ela orava e manifestava a sua fé.

A coroa de espinhos na imagem de Santa Rita, inclusive, ilustra essa prática. Uma das orações que ela fazia era a contemplação da Cruz de Cristo e seus sofrimentos, para a salvação da humanidade. Sua vontade de conexão era tão grande que um dia ela pediu para que Jesus lhe permitisse sentir um pouco das suas dores. Foi quando ela recebeu um dos estigmas da coroa de Cristo em sua testa.

 

Estigmas de Santa Gemma

Santa Gemma Galgani, cuja vida foi objeto de matéria no IDe+ recentemente, também experienciou o fenômeno dos estigmas. Após ter sido recusada em diversas instituições ligadas à Igreja por razões desconhecidas, ela fez para si mesma os juramentos do serviço religioso e os votos de castidade e caridade. A partir de então, fatos prodigiosos começaram a ocorrer em sua vida, a exemplo do recebimento das marcas.

Um pedaço do seu corpo faz parte do acervo de relíquias do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e de Jesus das Chagas, da Obra Evangelizar, e pode ser visitado pelo público.

 

Estigmas de São Pio de Pietrelcina

Casos mais recentes também foram registrados. Padre Pio de Pietrelcina é um exemplo disso: seus estigmas surgiram em 1910, ainda invisíveis, mas puderam ser vistos por todos a partir de 1918 e assim permaneceram até 1968. Todos os três médicos que o examinaram nesse período atestaram que não havia explicação científica para a origem das chagas.

São João Paulo II e os papas Bento XVI e Francisco citaram em discursos ao longo dos seus papados os estigmas do santo capuchinho.

 

Conexão com Jesus

Essas chagas, é bem verdade, trazem muito sofrimento físico e moral às pessoas e resistem a tratamentos médicos, como as biografias de São Francisco, Santa Rita, Santa Gemma e São Pio podem atestar. Porém, a sua presença não apenas relembra tudo o que Jesus passou em sua paixão, mas também certificam a conexão extrema e divina existente entre Ele e os referidos santos.

 

> Leia mais sobre o assunto: Santos de corpos incorruptos: conheça mais sobre esse fenômeno

 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Diego
    Alguns desses estigmas estão aparecendo em mim... Preciso de ajuda e não sei mais o que fazer.
  • Calmon Borges
    Tivemos no Brasil, em Campinas, uma freira estigmatizada na década de 1920. irmã Amália, uma espanhola que veio para o Brasil aos 22 anos. Recebeu de Jesus e Maria, a missão de divulgar a devoção as lágrimas de dor de Maria. Recebeu a coroa das lágrimas de Maria. Temos uma paróquia em São José do Rio Preto dedicado a está devoção.
  • Luzineia Destefani
    Já ouvi um testemunho ,que um cristão evangélico pregou o que não devia no altar , no momento ele percebeu que Deus não avia se agradado daquilo q ele disse ,quando chegou em casa ao tirar a camisa a esposa viu as costas dele cheia de marcas de chibatada ,ela contou pra ele ... Deus não se deixa escarnecer, muito cuidado ao ensinar a palavra de Deus de qualquer maneira .
  • DILCILANE OLIVEIRA DE LIMA
    Muito bom mais vim por curiosidade porque alguns anos atrás duas marcas me apareceram nos pé depois que eu estive participando de uma oração religiosa então meus pés ficaram por um tempo com essas marcas Tipo de pregos mas enfim sumiram só ficando às marcas que case não dá mais pra vê depois de tantas orações mais até hoje tento entender porque isso aconteceu comigo 🙏🏼
  • Rita de Cassia Figueiredo Rosa
    Otimo saber sobre os estigmas. E os santos merecedores de os receber por nós.Obrigada .
  • Isabel Cristina Kruger
    Muito obrigada pelos ensinamentos desses conteúdos! Aprendo muito. Muito obrigada equipe.🌻🥰
  • Roseli Brito de Souza
    Muito bom pois a cada dia conhecemos mais sobre nossos Santos
  • Dulce
    Ótimos esclarecimentos sobre os Estigmas! Obrigada!
  • Zera
    Maravilhoso 👏👏 , saber e poder ter conhecido mais sobre os estigmas dos Santos e santas
  • Bruna germano dos Santos
    Nossa muito interessante saber sobre a vida dos Santos , isso nós faz fortalecer na fé. 🙏
  • Aparecida Fátima Martins
    Muito lindo gosto muito de sabe sobre a vida dos santos Deus abençoe o senhor padre por este conteúdo
  • Helena
    Ótimo conteúdo muito bom agradeço muito de coração
  • Maria nadi Lima morais
    Muito bom
  • Maria nadi Lima morais
    Achei muito bom
  • Célia Regina Caron Gomes
    Gratificante conhecer os estigmas,isso fortalece a nossa fé,obrigado Padre Reginaldo por nos proporcionar conhecer as belezas da nossa igreja católica🙌
  • Cristiane Aparecida dos Santos Ferreira
    Maguinifica explicação.
  • REGINA MARIA BENTO
    Explicação interessante sobre os estigmas, sendo uma conexão com Jesus em suas vidas. Eu não sabia do reconhecimento do Vaticano. Muito obrigado, pelas informações, estou apredendo muito!
  • Joslaine Aparecida Garcias
    Muito interessante.... Adorei
  • Helesny Maria dos Santos
    Muito bom 🙏🙏
  • Gilza Santos
    Achei ótimo não conhecia muito bem, a história de cada um agora eu conheço. Obrigada por mim proporcionar momentos como esse de conhecimento.
  • Iraneila Maria de Oliveira
    Gosto muito de conhecer a vida dos santos, esses conteúdos são excelentes. Obrigado!
  • Elaine Faraildes Vieira
    Ótimo estão de parabéns
  • Sueli Santos de Andrade Pinheiro
    Bom dia!Muito bom esse conteúdo, não sabia sobre esses estigmas!!Sou Mensageira da Capelinha, levarei isso para nossas reuniões!!Obrigada por nos manter informadas!!
  • Edneuma Maria De Oliveira.
    Foi gratificantes e um grande aprendizado pra mim .tudo que vem do senhor é bem vindo pra aprimorar meus cobhecimentos.te amo jesus das santas chagas.
  • Edgar Soares Nem
    Achei maravilhoso.
  • JOSEANE JOSEFA TAVARES
    Belíssimo, eu só não conhecia o de santa Gemma. Muito gratificante a matéria.
  • JOSEANE JOSEFA TAVARES
    Belíssima matéria, muito gratificante, Eu só não conhecia santa gemma .
  • Antonia
    É muito edificante saber mas sobre esses estigmas, sobre as Chagas de Jesus.
  • Regina Nascimento Da Silva
    Muito interessante vou me aprofundar mais no assunto dos estigmas
  • Marco
    Muito bom!
  • IDEmais
    Muito bom!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.