Com quase 65 mil inscritos em seu canal e com vídeo que ultrapassa as 100 mil visualizações, Rafael Gaborin Farias, de apenas 10 anos, não imaginava que esse sucesso seria possível há pouco mais de duas semanas . E como ele conseguiu esse sucesso em tão pouco tempo? A resposta é: evangelizando!
“Eu me inspirei no Evangelho. Como eu gostava bastante de jogar, eu pensei: ‘por que não fazer um vídeo falando sobre o Evangelho no Minecraft?'”, disse Rafael.
Isso mesmo, o garoto que mora na cidade de Atibaia (SP) transformou um hobby em uma forma de evangelizar. “Ele sempre demonstrou muito carinho pelas coisas de Deus. Ele conhece os Santos mais que eu. Pesquisa no Youtube a história e comenta depois conosco e com os amigos. A gente fica muito feliz com isso, porque ele tem uma missão de evangelizar e está aí, desde pequeno conseguindo fazer isso”, contou a mãe de Rafael, Perla Gaborin.
Quando criou seu canal no Youtube há 10 meses, Rafael não tinha muitos seguidores. Ele comenta que os vídeos não passavam de 100 visualizações. Mas o tema desde o começo era Minecraft, seu jogo favorito.
Alguns desses vídeos mostram como o garoto estava construindo uma réplica da Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Depois, ele começou a construir a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a qual ele frequenta em Atibaia.
“Mostramos para a comunidade e todo mundo ficou impressionado com a quantidade de detalhes que ele conseguiu colocar. Ficou muito parecido mesmo”, comenta Perla.
Até esse momento, tanto a comunidade quanto a família viam nos conteúdos de Rafa apenas uma brincadeira de criança. E tudo mudou no dia 28 de janeiro, quando ele postou o primeiro Evangelho do Dia.
“Eu tinha gravado o meu vídeo do Evangelho do Dia, aí à tarde eu entrei no canal e vi que estava com bastante visualizações. Eu achei que tinha sido hackeado. Mas depois eu vi que não, e eu fiquei sem reação”, afirma Rafael.
Foi no dia 7 de fevereiro, no entanto, que o vídeo viralizou. Com mais de 100 mil visualizações, o Evangelho desse dia se espalhou nas redes sociais e atingiu milhares de pessoas.
“Começou a vir um monte de mensagens no meu celular e eu deletei tudo. Até falei para o Rafa: você deve ter feito algo no seu canal que estão me mandando mensagens esquisitas. Só entendi quando um amigo mandou uma foto que estavam comentando do canal do Rafinha. Paramos para ver e tinha muita visualização e novos inscritos”, disse a mãe.
Em março de 2022, Rafael começou a frequentar a catequese. Nesse período, segundo ele, passou a entender mais sobre o catolicismo e a gostar mais de frequentar a Missa, por exemplo. “Agora eu sinto prazer em ir à Missa. Assisto à missa umas cinco vezes para poder gravar meus vídeos depois”, completa.
Não é apenas a catequese e a ida à Missa que inspiram o pequeno. Para poder gravar o Evangelho do Dia no Minecraft, ele dedica muito tempo de estudo e pensa em cada detalhe.
“Eu assisto à Missa do Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, aí pego a leitura do Evangelho e marco na Bíblia. Quando vou gravar, pego a Bíblia e deixo do meu lado. Aí, pego o celular e coloco uma música. Falo um pouco, leio o Evangelho e no final coloco a música que selecionei. Como uma Missa mesmo!”.
Entre os comentários nos vídeos de Rafael, há muitas pessoas que confessam se inspirar na Palavra de Deus que o menino expõe. E se engana quem pensa que são apenas crianças que acompanham o seu canal. Há pessoas de várias idades ouvindo o Evangelho do Dia. São esses comentários e seguidores que continuam inspirando Rafael a fazer coisas diferentes. Hoje ele já tem uma comunidade no Youtube por meio da qual troca mensagens com seus seguidores e recebe feedback de seus vídeos e evangelização.
Os pais acompanham os conteúdos de Rafael, pois apesar da evangelização já ser muito séria, ele ainda tem só 10 anos.
“Temos muita gratidão pelo Rafa ter esse amor pelas coisas de Deus. Mas temos muito cuidado com o que ele recebe, porque ele ainda é muito pequeno e não sabe a dimensão de tudo isso”, finaliza a mãe.
O próximo passo, com um pequeno spoiler do que vem por aí, é construir um novo cenário. “Na minha comunidade do Youtube pediram para eu recriar uma cena bíblica, e isso me inspirou para o que eu vou fazer durante a Semana Santa”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.