Existe um tempo de Deus? Como eu posso ajustar o meu relógio ao dEle?

Existe um tempo de Deus? Como eu posso ajustar o meu relógio ao dEle?

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu” Eclesiastes 3,1. Apesar de fácil de ser compreendido, o famoso versículo eclesiástico tem encontrado a resistência da ansiedade pelo caminho quando se trata de aceitação. No Brasil, números divulgados recentemente pela OMS apontam a explicação para esse obstáculo.

De acordo com o último grande mapeamento global de transtornos mentais, realizado pela Organização Mundial da Saúde, o Brasil possui a população com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo: aproximadamente 9,3%. Dentre os fatores apontados como causa estão o desemprego, mudanças na economia e a falta de segurança pública.

 

“As demoras de Deus”

Padre Eduardo Reis explica, porém, que o entendimento sobre o tempo tratado não apenas em Eclesiastes, mas também em outros capítulos da Bíblia, ajuda no processo de aceite. Segundo ele, essas passagens bíblicas se referem ao tempo de Deus e não à contagem temporal convencionada pela sociedade. Ou seja: tratam-se de tempos diferentes.

O tempo do Senhor, como esclarece o religioso, é inclusive tratado na Bíblia como “as demoras de Deus”, já fazendo referência ao fato de, muitas vezes, não ser aceito ou compreendido. Ao homem, como afirma o padre, cabe entender que a necessidade dele muitas vezes não está de acordo com a vontade e o tempo de Deus e que é preciso esperar com calma e paciência.

Padre Eduardo Reis exemplifica que entre a criação do homem, logo após a expulsão de Adão e Eva do paraíso, passaram-se milhões de anos para Deus enviar o seu filho Jesus Cristo, conforme Galatás 4,4: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei”. Uma prova de a contagem desse tempo não é como a que conhecemos.

“Como está na Bíblia, há um tempo de nascer e um tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou. Para tudo, nós temos que esperar e o tempo é muito bom, porque nos faz crescer e amadurecer. Ele é importante para o desenvolvimento humano. Saber esperar é uma virtude muito grande e deve ser valorizada”, defende o religioso.

O Padre esclarece também que o tempo de Deus é o kairós e a sua compreensão nos ajuda a viver com maior tranquilidade, considerando a bondade do Senhor, o fato de que Ele não falha e a certeza de que quer sempre o nosso bem. Para as horas nas quais a ansiedade fala mais alto, ele recomenda a leitura de Pedro 3,9, como palavra de conforto: “O Senhor não retarda a sua promessa”.

“Se alguém estiver passando por um momento de dificuldade ou tribulação, suporte o tempo, espere em Deus e tenha força. Em João, 5,6, o paralítico, mesmo doente, teve que esperar por muito tempo. Para Josué, o kairós também foi um tempo de espera, de momentos dramáticos, até ele poder entrar na terra prometida. Esse entendimento é importante para se viver em paz”, resume Padre Eduardo Reis.

Na visão do religioso, a compreensão de 2 Pedro 3,8 é fundamental para respeitar e aceitar os “planos de Deus”: “um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia”. Por isso mesmo, segundo ele, não se pode “abreviar o tempo de Deus nem muito menos antecipá-lo. São tempos diferentes e o que prevalece é o do Senhor”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Dorval Carlos Ribeiro de Oliveira
    Acredito que não podemos aplicar esse fundamento para todas adversidade na caminhada, entendo também que eu posso atrofiar ou retardar o agir de Deus , visto que, "Ele" me abençoou com o privilégio da escolha. A Bíblia me orienta que toda boa dadiva vem de Deus (Tg. 1:17), Então eu não acredito que Deus tenha prazer no meu sofrimento, e não posso concordar que isso é porque o seu tempo ainda não chegou para mim. Sou eu que preciso me sintonizar melhor com o Pai.
  • Dorval Carlos Ribeiro de Oliveira
    Acredito que não podemos aplicar esse fundamento para todas adversidade na caminhada, entendo também que eu posso atrofiar ou retardar o agir de Deus , visto que, "Ele" me abençoou com o privilégio da escolha. A Bíblia me orienta que toda boa dadiva vem de Deus (Tg. 1:17), Então eu não acredito que Deus tenha prazer no meu sofrimento, e não posso co - loca a culpa em Deus dizendo que o seu tempo ainda não chegou para mim. Sou eu que " preciso me sintonizar melhor com o Pai.
  • Tatyana Casarino
    O tempo de Deus é eterno, mas o tempo do homem é limitado. Deus sabe que o tempo, para nós, é sentido de modo diferente e, por isso, em Sua palavra bíblica usou o termo "demoras de Deus", já para adiantar a nossa provação no fogo da paciência. Ele sabe que, para o homem, é difícil esperar e que o homem percebe o tempo de forma demorada e limitada. Mesmo que tudo ocorra no tempo de Deus, Deus, em Sua misericórdia, sabe que o ser humano, em sua limitada compreensão do tempo, sofre e acha "demorado" o tempo da vitória. Toda a Bíblia é um convite à paciência e à perseverança.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.