A Palavra de Deus é uma só, mas será que há uma edição da Bíblia que pode contribuir mais com o fortalecimento espiritual e busca por conhecimento na fé? O estudo das Sagradas Escrituras nunca se esgotará, pois cada tempo tem um modo novo e próprio de procurar compreender a Bíblia, que responde a todos eles.
São João Paulo II, durante seu Pontificado, se debruçou sobre a importância desse estudo diversas vezes. Em 1993, o Pontífice publicou o documento “Interpretação da Bíblia na Igreja”, sobre o qual expressou que “vinha ao encontro de uma grande preocupação que me está a peito, porque a interpretação da Sagrada Escritura é de suma importância para a fé cristã e para a vida da Igreja. O modo de interpretar os textos bíblicos para os homens e as mulheres de hoje tem consequências diretas sobre a relação pessoal e comunitária dos mesmos com Deus, e está também estreitamente ligado à missão da Igreja. Trata-se de um problema vital, que merece toda a vossa atenção”, escreveu.
A Bíblia Católica é composta por 73 livros, divididos entre o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo Testamento contém 46 livros, enquanto o Novo Testamento é composto por 27. Os textos sagrados abrangem a história da criação, leis, profecias, poesia, evangelhos, cartas e apocalipse, e reúnem uma visão completa da fé cristã.
Embora as Escrituras Sagradas não mudem, de acordo com a edição é possível ter mais adequação à sua rotina e às necessidades espirituais de cada fiel. Por exemplo, as versões da “Bíblia da Mulher” abordam temas adicionais, como questões específicas para o público feminino, o que proporciona reflexões e entendimento mais direcionados.
Já as edições feitas para as crianças têm uma linguagem mais simples, lúdica e voltada ao público, que pode desde cedo ter contato com a Palavra de Deus com o devido cuidado e atenção aos seus aprendizados e momentos da vida. A Palavra tem também diferentes traduções, que é um ponto importante a considerar na hora de escolher. Uma dica é conversar com os grupos de oração da Paróquia, Pastoral, Sacerdote ou mesmo diretor espiritual e pedir sugestões sobre as edições que usam.
As Bíblias podem ajudar a ter mais conhecimento sobre alguns dos personagens citados, dos locais ou mesmo acréscimos litúrgicos sobre elementos e contextos importantes e que se relacionam com aquele texto para explicar ou mesmo fornecer mais aprofundamento sobre o tema.
Na hora de escolher, observe alguns pontos, como:
A Bíblia oferece um universo de conhecimento, cultivo e fortalecimento da espiritualidade, transformação pessoal e do mundo ao redor.
Aqui no portal há uma editoria especialmente dedicada à Palavra de Deus, que é celebrada em setembro, o “Mês da Bíblia”.
_______________________________________________________________________________________________________________
Texto originalmente publicado no espaço IDe+ do Jornal do Evangelizador / Edição 204 – Setembro de 2024
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.