Para quem vive e é parte da Igreja Católica, a constante utilização de termos, expressões e denominações específicas é familiar, embora, nem sempre, tenhamos conhecimento pleno de tudo que ouvimos. Isso, no entanto, não é considerado um problema.
A vida e caminhada na fé é composta por constante aprendizado e evolução. Por isso, buscar compreender mais sobre o universo católico é importante para nossa prática plena da fé. Com esse propósito, o assunto de hoje é sobre exortação apostólica.
Você sabe o que é e o que isso significa no universo católico?
É muito provável que você já tenha ouvido algo relacionado a essa denominação em algum rito ou leitura religiosa. A exortação apostólica integra a relação de documentos importantes da Igreja e é uma valiosa ferramenta de ligação entre nossa Santidade, o Papa, e fiéis de todo o mundo.
Além da Exortação Apostólica, outros documentos pontifícios integram os meios de diálogo entre o Papa e a população católica em todo o mundo, tais como a Carta Encíclica, a Constituição Apostólica e o Motu Próprio. Esses materiais têm o propósito de ser esse elo poderoso ao abordar assuntos doutrinários, disciplinares, governamentais.
Mas como ocorre essa ligação e esse compartilhar de conhecimento com os fiéis? Por tratar-se de um documento oficial, eles são escritos em latim e publicados em veículos de comunicação oficiais da Santa Sé, sendo eles Acta Apostolicae Sedis e no L‘Osservatore Romano.
Para chegar à comunidade católica em todo o mundo, nas exortações, são repassados ensinamentos do pontífice a respeito de assuntos específicos. A publicação das Exortações Apostólicas ocorrem, geralmente, após um sínodo – uma espécie de reunião magna com participação de lideranças da fé, proposta com o intuito de construir um “caminhar juntos” sobre determinado tema ou plano católico – que traz o conteúdo tratado na Assembleia.
Entre temas já tratados em Exortações Apostólicas do nosso Santo Papa está Querida Amazônia, escrita a partir da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica. Nesse material, o Papa compartilha seus sonhos para a Amazônia. Além disso, temas como a Alegria do Evangelho; Christus Vivit (Cristo Vive); Gaudete et Exsultate (Alegrai-vos e exultai); e Amoris Laetitia (sobre o amor na família) também já foram abordados.
Cada um desses documentos apresenta um público-alvo específico, que difere conforme a temática apresentada como, por exemplo, há conteúdos direcionados às famílias cristãs, aos jovens da Igreja e a todo o povo de Deus.
Por meio da transmissão de ensinamentos feita nas Exortações Apostólicas, nós, fiéis, devemos nos animar e nos encorajar a praticar com mais força os anseios, desafios e pedidos da Santidade, o Papa, em nosso dia-a-dia. Esse documento é criado a partir da fé e compreensão de que sempre haverá uma comunidade ativa e estimulada para fazer ressoar com ações concretas, gestos acolhedores, abraços e solidariedade, as palavras compartilhadas. A animação e estímulo são provocados para que deixemos nossa comodidade diária e tenhamos coragem de multiplicar a força transformadora da luz do Evangelho.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.