“O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei” (João 15, 12).
Você provavelmente já ouviu essa passagem bíblica. A mensagem é um resumo de uma das coisas mais importantes que Jesus nos ensinou: o amor ao próximo. Aqui no IDe+ temos um texto falando sobre esse mandamento tão importante.
Apesar de ser muito citado pelas pessoas e fazer parte do cotidiano, muitas vezes deixa-se de lado o amor ao próximo. Kauanna Batista é uma voluntária que atua na Vila Torres, em Curitiba, desde os 16 anos. Dentro da sua comunidade, aprendeu a entender os problemas do bairro e a ajudar quem mais precisa (e que está ao seu lado).
“Eu conhecia muito a região e tinha muito afeto por lá. Eu queria e pensava em fazer a diferença. Quis mais que ajudar apenas no dia a dia”, disse.
Para ajudar as pessoas do bairro, se engajou no voluntariado e se encontrou nesse mundo. “Tudo foi fazendo sentido, parecia que encaixava de uma forma fácil. Tomei a responsabilidade pra mim, eu morava lá, assim como minha família. Eu me senti responsável em trazer a diferença”.
Aos poucos, ela realmente transformou o lugar onde vive e impulsionou o engajamento da população com o próprio bairro. Hoje, ainda como voluntária, Kauanna sabe que fez a diferença na vida de muitas pessoas (e segue fazendo).
No Instagram do IDe+, perguntamos aos seguidores o que eles entendem como amar o próximo. As respostas foram variadas, mas incluíram as atitudes de dar sem receber nada em troca, bem como não apenas falar e sim obedecer este mandamento de Deus com a prática de ações e obras.
Já quando perguntamos como as pessoas estão praticando o amor ao próximo, as respostas foram:
“Rezar é uma ação para ajudar quem realmente precisa”;
“Ouvir os mais velhos, doar roupas, ensinar de graça e transmitir boas palavras. Doar comida e sabedoria”.
“Caridade”.
“Diversas, escuto, aconselho, ajudo na fila de médico, marco consultas pela internet para aqueles que não tem computador, convido a ir para a Igreja, etc.”.
Sem dúvidas, todas essas ações representam formas de amar uns aos outros, mas será que fazemos isso sempre mesmo?
Quer saber se você está realmente praticando ações de amor ao próximo?
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.