Flores podem mesmo ajudar nosso humor?

Flores podem mesmo ajudar nosso humor?

Marca da primavera, a beleza e o colorido das flores, tradicionalmente esperados após os dias cinzas de inverno, são ainda mais aguardados neste ano, depois de uma estação de muita chuva e frio tardio em parte do Brasil. Se em anos anteriores, nessa época, já estávamos provando o gostinho da nova estação, as temperaturas baixas e o céu nublado do inverno de 2022, seguiram firmes até o último dia. 

A boa notícia, então, é que a contagem regressiva dos apaixonados pela primavera acabou e, a partir desta quinta-feira (22), a estação das cores invade os dias cinzas. 

Primavera de cores e das flores

O colorido da estação não é à toa. São as flores que predominam nos meses que compõem a primavera e, para muitos, é o grande motivo pelo qual a estação pode ser considerada alegre e uma das mais agradáveis do ano. Mas será mesmo que existe alguma relação entre o desabrochar das flores e nosso humor?

Se havia alguma dúvida, a ciência responde que sim e demonstra que o motivo está na relação entre a flora e nossa saúde emocional. Uma pesquisa conduzida na Rutgers, Universidade do Estado de New Jersey, analisou dezenas de respostas comportamentais e emocionais dos participantes durante um estudo de 10 meses. Nesse período, os pesquisadores monitoram a diferença nas reações entre receber um buquê de flores, uma cesta de frutas com doces e uma vela.

Segundo a pesquisa, a felicidade genuína se apresentou de forma unânime por todos os participantes que receberam as flores, descrita pelo chamado sorriso de Duchenne (aquele sincero que envolve boca, bochechas e olhos). A felicidade não parou por aí: mesmo três dias depois, o estudo provou que os participantes presenteados com flores estavam mais felizes do que os outros, levando a entender que as flores têm influência favorável a longo prazo no nosso humor.

Sobre a pesquisa, a Ph.D Loretta Graziano Breuning, professora emérita da Universidade East Bay do Estado da Califórnia, explicou, em entrevista ao portal Guide Me To, que uma emoção positiva instantânea desperta em nosso cérebro a partir das flores. 

“A dopamina é desencadeada pela expectativa de uma recompensa. Flores foram um grande sinal de recompensa no decorrer do desenvolvimento do nosso cérebro, porque marcaram a chegada da abundância, após um inverno escasso. Hoje, temos o suficiente para comer durante todo o ano, por isso não associamos conscientemente flores a alimentos. Mas o desabrochar de uma flor desperta a sensação de que algo especial está chegando porque desencadeia a dopamina”, detalhou. 

Além disso, as flores também estimulam a oxitocina, uma substância química conhecida como “hormônio do amor”. Ele pode ser produzido quando uma pessoa se sente relaxada e segura. Por fim, a terceira reação química das flores como resposta biológica envolve a serotonina, um neurotransmissor ligado ao bem-estar, comumente conhecido como “hormônio da felicidade”. Por isso, não apenas receber, mas cultivar, comprar, presentear ou admirar flores, pode provocar, sim, efeitos positivos em nosso humor. 

E se o seu interesse for, realmente despertar emoções positivas, as cores das flores também apresentam relação e impacto no sentimento despertado. Os estudos das flores apontam que tons suaves como azuis claros e roxos, por exemplo, ajudam a aliviar o estresse. Já os tons vermelhos dão energia e sensação de atividade, melhorando a concentração e produtividade. Tons como laranja, fúcsia ou amarelo despertam a sensação de bem-estar e emoções positivas de verão.

 

Flores e saúde: os dois lados dessa relação

A ligação entre as flores e o estado emocional não é de hoje. Seu aprofundamento tem permitido o desenvolvimento de diversas terapias, cujo intuito principal é equilibrar a mente e tratar transtornos emocionais. Um exemplo disso é que, no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) implanetou, em 2006, a Medicina Complementar e Integrativa. Ela reconhece a terapia Floral de Bach, um médico inglês, que selecionou 39 essências florais com potencial para alterar sentimentos negativos que podem trazer malefícios ao corpo. 

Do outro lado, em uma visão menos florida, grande parcela da população tende a sofrer com a chegada da estação em razão da rinite. Quase 40 milhões de pessoas são afetadas pela doença, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI). Para esse grupo, o efeito da polinização das plantas faz os grãos de pólen se espalharem pelo ar em maior intensidade. Isso causa um processo inflamatório da mucosa respiratória, que favorece os sintomas de tosse, espirros e coriza. 

Isso quer dizer que, esse público, tem o humor alterado de forma negativa pela primavera? Não necessariamente. Embora a doença cause irritação, tem tratamento e controle. Inclusive, para permitir sentir o lado bom das flores.

E você, qual o impacto da primavera e do colorido floral em seu humor? Conta pra gente em qual grupo você estará durante os próximos meses. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Que matéria linda! Eu amo a Primavera! Eu sou do tipo que ama flores. Na infância, já fiz terapia com homeopatia. O Floral de Bach é muito bom mesmo.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.