Foto: reprodução (Victor Lima/@sorriaesporte)
Uma imagem que une fé, vida saudável e testemunho cristão ganhou as redes sociais nos últimos dias: uma freira viralizou ao participar da 2ª Corrida da Imaculada Conceição — realizada em João Pessoa (PB) — vestida com seu hábito.
Trata-se da irmã Rosineide, diocesana que percorreu a prova de rua vestida com o traje de sua vida consagrada. Com um sorriso contagiante, ela foi um dos destaques do evento. A participação da religiosa chamou a atenção pela presença no pelotão de corredores e também pela maneira como uniu a experiência esportiva à vivência de fé.
A Corrida da Imaculada Conceição foi promovida em virtude da festa de Nossa Senhora da Conceição, celebrada em 8 de dezembro, data em que a devoção à Imaculada é comemorada em todo o Brasil. Em João Pessoa, a celebração é feriado municipal.
Em entrevistas concedidas durante o evento, a irmã Rosineide explicou que a repercussão aconteceu sobretudo por causa do hábito religioso, que ela explicou que não atrapalha o desempenho físico e, mais ainda, faz parte de sua identidade como consagrada.
Foto: reprodução (Victor Lima/@sorriaesporte)
“Eu acho que as roupas foram o que mais chamou a atenção e deu toda repercussão. O hábito não atrapalha, não faz mal. Na verdade, ele faz parte do que eu sou e parte daquilo que eu quero evangelizar. […] Precisamos estar em todos os lugares, corrida ou orla, sendo sinal da graça de Deus para o povo”, declarou a freira em entrevista ao portal do Globo Esporte.
A religiosa ainda destacou que a prática esportiva é um meio de “evangelização em movimento”, que aproxima a fé das pessoas e lembra que a vida consagrada está inserida na vida real das comunidades.
Mesmo antes de entrar na vida religiosa, Rosineide já praticava esportes. Atualmente, ela cursa Educação Física e revelou um sonho especial de montar uma pequena academia no convento onde reside, equipada com bicicletas, esteiras e máquinas, para que as irmãs possam cuidar do corpo como parte de sua missão de serviço.
Esse projeto busca fortalecer o bem-estar físico e espiritual. Como lembra a irmã, o cuidado com o corpo também pode ser um caminho de serviço e presença cristã no mundo.
Nas redes sociais, usuários destacaram que ver uma religiosa participando de uma prova de rua com o hábito lembra que a fé está em todas as dimensões da vida.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.