Fumar é pecado?

Fumar é pecado?

Fumar é algo bom? Definitivamente, não. O comportamento e o vício afetam a saúde do fumante e das pessoas ao redor. Mas será que fumar é, então, pecado?

Primeiramente, é importante lembrar qual é a definição sobre o pecado: trata-se da condição que tem como resultado o nosso afastamento de Deus. Ou seja, são atos que cometemos e que, por fugir dos propósitos e ensinamentos do Senhor, nos distanciam de Seu convívio.

O pecado é uma falta cometida contra a razão, a verdade e a consciência reta. É uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo. Foi definido como “uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna” (§1849).

Essa é a definição do Catecismo da Igreja Católica, que também explica que os pecados podem ser classificados em duas categorias e elas se diferenciam pela natureza do que é cometido e pelo modo de remissão: o venial (mais leve) e o mortal (falha grave).

Situação delicada

Entender se um comportamento é ou não é pecado exige reflexão. Quando o assunto é cigarro, trata-se de um tema muito delicado. Um dos motivos é que décadas atrás ainda nem mesmo eram conhecidos os riscos e males à saúde que o o ato de fumar provocava. Desse modo, muitas pessoas desenvolveram o vício e se tornaram dependentes do cigarro. Para abandoná-lo, é preciso apoio, acompanhamento e força.

Padre Fabiano Dias Pinto, Reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos e Defensor do Vínculo no Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Curitiba, lembra que até mesmo alguns Santos fumaram. “Por exemplo, São João 23 teve dificuldades no seu processo de canonização porque ele usava rapé. Na Europa, sobretudo, é um costume fumar. Claro, o cigarro, até nas propagandas, na próprio caixa de cigarro, de charuto, de todo tipo de tabaco e fumo, está escrito que causa câncer e outras doenças. Que fumar torna-se um vício, e os vícios devem ser evitados, não há dúvidas”, contextualiza.

O Sacerdote traz uma ponderação sobre o tema:

“Em tudo deve haver o meio termo, se diz em latim, Virtus in medium est, a virtude está no meio. Nós devemos viver, como diz São Paulo, com equilíbrio, justiça e piedade. Portanto, se alguém fuma, não está em pecado mortal, mas tem que saber que está fazendo mal para sua saúde e está fazendo mal para as pessoas à sua volta”, explicou.

Padre Fabiano acrescenta que se alguém quer deixar o vício do cigarro, a oração pode ajudar.

“A oração aliada, principalmente, a um tratamento com remédios, com psicoterapia. E sobretudo com força de vontade — e a oração pode ajudar especialmente neste ponto: que vivamos com força de vontade para evitar o mal, fazer o bem e viver nesse mundo com equilíbrio, justiça e piedade”.

A todo momento, a Palavra de Deus é viva e traz uma visão sobre o pecado, como escreveu São João: “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade” (1Jo 1,8-9).

Leia mais sobre o tema

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Eu gostei da resposta. Não foi radical nem moralista, mas consciente e sensata. Não sou fumante, mas vejo o tema muito mais como uma questão de saúde.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.