O último embate entre gerações, acontecido em junho, trouxe para o cotidiano um novo termo: cringe. Segundo a geração nascida entre 1997 e 2010 – a chamada geração Z – alguns comportamentos da geração anterior – os millennials seriam “cafonas”, “micos” constrangedores, que eles batizaram de atitudes cringe.
Agora que todos nós já entendemos o que significa o termo (e o que eles acham que é ou não cringe), que tal entender como funcionam as diferentes gerações – e qual é, finalmente, o seu lugar nesse universo?
A divisão das gerações de acordo com a época em que as pessoas nasceram é uma forma de separar a população conforme o seu conjunto de valores culturais, o que afetaria o modo como cada uma delas se relaciona.
Como cada época tem um contexto específico, e esse contexto tem também impacto na economia, cada geração teria, principalmente no mercado de trabalho, um modo diferente de agir e pensar, como se houvessem “ondas de comportamento”.
Na análise das gerações, procura-se estabelecer um perfil comportamental de cada uma delas, seus costumes, valores, visão política, o modo como usam as tecnologias, como se relacionam entre si e com as outras gerações e como consomem produtos.
São quatro as principais gerações influenciando hoje a sociedade. É importante, no entanto, não propagar preconceitos com base nessas classificações. Cada geração tem coisas boas e dificuldades, e todas elas têm algo a aprender com as demais.
Quer saber quais são?
São os nascidos entre 1946 e 1964.
A geração recebeu esse nome por conta da euforia com o fim da Segunda Guerra Mundial, quando houve um aumento no número de bebês nascidos após o retorno dos soldados sãos e salvos para suas casas. Muito do seu comportamento é influenciado pelo processo de reconstrução de seus países: é uma geração mais disciplinada, que valoriza a estabilidade, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Valorizam o casamento, a compra da casa própria, do carro e costumam trabalhar em uma mesma empresa por toda vida. Tudo que traz segurança e estabilidade agrada aos boomers.
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