Hoje é dia de celebrar os santos Cosme e Damião

Hoje é dia de celebrar os santos Cosme e Damião

Irmãos gêmeos que escolheram a mesma profissão e acreditavam nos mesmos ideais. Por meio da fé, solidariedade, amor e compaixão, mudaram a vida de muitas pessoas que estavam ao redor. Essa é uma história que poderia ser de muitos indivíduos, mas trata de dois santos muito especiais para o cristianismo: Cosme e Damião

Os irmãos viveram no período de 300 d.C., na região da Arábia e Síria, e a Igreja Católica comemora o dia deles em 26 de setembro. 

Filhos de pais e mães cristãos, viveram com amor ao cristianismo, especialmente incentivado por sua mãe.  Por serem educados com as premissas da religião, exerciam a Medicina de maneira voluntária. O objetivo, portanto, era ajudar as pessoas a se curarem. 

Dessa forma, não aceitavam nenhuma forma de pagamento por seus serviços.  Entre esses atendimentos, há alguns milagres, incluindo a cura de pessoas paralíticas e cegas. Por esse motivo, os irmãos hoje são considerados padroeiros dos médicos e farmacêuticos.

 

Cristãos perseguidos

Cosme e Damião viveram em um período no qual o cristianismo não era a principal religião do mundo. Pior do que isso, a crença era perseguida pelo Império Romano, que matava cristãos que não aceitavam a conversão. 

Mesmo assim, Cosme e Damião se mantinham firmes aos seus propósitos e crenças. 

Como praticavam a Medicina de forma caridosa, o Imperador Diocleciano os mandou prender sob a acusação de feitiçaria e também por espalharem a religião proibida por ele. 

Para serem libertados, precisavam renunciar à fé em Jesus. Porém, recusaram e foram duramente torturados. A condenação à morte veio na sequência, quando os irmãos foram apedrejados e receberam flechadas. 

Sob a proteção de Deus, os irmãos sobreviveram. Então, o imperador ordenou que eles fossem queimados em praça pública. Novamente, o fogo não os atingiu. Eles só morreram quando os magistrados ordenaram que os torturadores lhe cortassem as cabeças. 

Canonização e memória dos santos Cosme e Damião

Cosme e Damião são figuras muito queridas na Igreja, porque representam a fé e a caridade. Além disso, a história deles ganhou muita força a partir do Imperador Justiniano I, que foi curado após receber uma intercessão dos dois.

 Os irmãos foram canonizados no pontificado de Papa Félix IV, já no século VI. Primeiramente, a data oficial da homenagem era 27 de setembro, mas a partir de 1969 houve uma alteração por conta do calendário litúrgico da Igreja. Assim, a data para comemorar os santos passou a ser 26 de setembro. 

 

Doces a Cosme e Damião

Os fiéis de São Cosme e Damião costumam oferecer doces em sua homenagem. A prática é feita para lembrar a bondade e caridade dos irmãos.

No Brasil, a prática de distribuição de doces envolve, geralmente, o agradecimento por graças atendidas, ou então pela saúde de filhos e netos. A tradição é uma demonstração de fé e amor pelos irmãos caridosos. 

Tradição de dar doces aos Santos é compartilhada em diferentes lugares do mundo

 

Oração de Cosme e Damião 

“São Cosme e São Damião, por amor a Deus e ao próximo, consagrastes a vida no cuidado do corpo e da alma dos doentes. Abençoai os médicos e farmacêuticos. Alcançai a saúde para o nosso corpo. Fortalecei a nossa vida. Curai o nosso pensamento de toda a maldade. A vossa inocência e simplicidade ajudem a todas as crianças a terem muita bondade umas com as outras. Fazei que elas conservem sempre a consciência tranquila. Com a vossa proteção, conservai o meu coração sempre simples e sincero. Fazei que eu lembre com frequência estas palavras de Jesus: deixai vir a mim as criancinhas, pois delas é o reino do céu. São Cosme e São Damião, rogai por nós, por todas as crianças, médicos e farmacêuticos. Amém.”

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.