Hora de voltar às aulas: veja os cuidados necessários com os lanches das crianças

Hora de voltar às aulas: veja os cuidados necessários com os lanches das crianças

Depois de tempos de descanso das tarefas, muitas brincadeiras e comida mais à vontade, é hora de desligar o modo férias e voltar à escola. E como reorganizar a rotina das crianças quando o assunto é alimentação?

Como boa parte do dia é vivida na escola, é preciso organizar os lanches com equilíbrio e foco na saúde, principalmente entre jovens, que têm hábitos alimentares preocupantes, como aponta a Pesquisa de Orçamentos Familiares, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra que alimentos ultraprocessados fornecem, em média, cerca de 27% do total de calorias diárias dos jovens brasileiros, que consomem o dobro de sanduíches, quatro vezes mais pizzas, nove vezes mais bebidas lácteas e 20 vezes mais salgadinhos que a população idosa.

Diante desse cenário, como explica a professora do curso de Nutrição da Estácio Eva Andrade, na hora de organizar o lanche das crianças e adolescentes, é interessante inserir opções como frutas frescas ou desidratadas no lugar de sucos. A profissional avalia que comer a fruta é melhor que tomar o suco, já que estimula a mastigação e mantém as fibras, o que promove maior saciedade.

Outro fator importante é tentar substituir os salgadinhos, muitas vezes vendidos em cantinas, que são ultraprocessados e têm alto teor de sódio, e os biscoitos tradicionais por opções feitas com farinhas integrais e farelos.

“Uma alternativa aos salgadinhos de pacote é a pipoca, preferencialmente aquela feita em casa e com o mínimo de óleo. O ideal é priorizar o consumo de alimentos in natura, mas quando for preciso optar por produtos prontos, observar o rótulo ajuda a fazer boas escolhas nutricionais”, orienta Eva.

Como entender os rótulos

Os rótulos dos produtos industrializados devem conter a tabela nutricional e também a lista de ingredientes. Cada item é apresentado em ordem decrescente: o primeiro é o que está presente em maior quantidade, enquanto o último está em menor.

Outro fator que deve ser observado, como explica a nutricionista, é a presença de aromatizantes, corantes, conservantes e estabilizantes. Quanto menos esses aditivos aparecerem melhores são os produtos.

Estimule a participação das crianças

Mais uma dica valiosa para organizar os lanches e a rotina das crianças é estimular que elas participem do preparo da lancheira, o que estimula a autonomia e a interação com os alimentos. O contato com o que se come vai estimular novas descobertas alimentares, levá-los a conhecer seus gostos e desenvolver a percepção sobre os sabores.

Para isso, a nutricionista Ianara Mendonça, que é mestre em Saúde e Sociedade, tem sugestões que se baseiam nas recomendações do Ministério da Saúde para cada idade.

Crianças de 4 a 6 anos

Para o lanche da manhã, mande uma banana ou maçã. Dica: prefira as frutas da estação, pois são mais nutritivas e acessíveis. Para o lanche da tarde, iogurte com polpa de frutas e uma torrada com queijo branco e orégano.

Crianças de 7 a 10 anos

Para o lanche da manhã, prepare uma banana amassada com 2 colheres de sopa de aveia para um lanche nutritivo, saudável e barato. Para o da tarde, o ideal é um iogurte com polpa de frutas e bolachinhas integrais.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.