A música faz parte do catolicismo. Quando acompanhada pela sonoridade, a Santa Missa, por exemplo, ganha ainda mais significados e enche de espiritualidade a Igreja. Um dos motivos está na explicação de Santo Agostinho que falava que cantar era como rezar duas vezes.
O som é muito importante e faz toda a diferença nas celebrações, mas é preciso atenção: as músicas na igreja devem cumprir alguns requisitos. Alguns deles não são conhecidos e acabam não ajudando durante a celebração.
Foi pensando nisso que um grupo de quatro amigos, formado por Vinicius Batista, Thiago Shmid, Leo Melo e Jhony Reis, criou um HUB que ajuda músicos católicos.
A palavra HUB é derivada da computação e, no seu sentido original, significa uma rede em formato de estrela, com um anel central em que todas as ligações e circuitos se encontram, formando um caminho elétrico para os sinais emitidos.
A palavra foi apropriada para atividades comerciais e tem uma relação próxima ao seu significado originário. Isso porque, nessa nova significação, representa os vários produtos e serviços de uma empresa ou marca que ajudam o cliente a solucionar seus problemas.
Vinicius explica que é exatamente o auxílio e ajuda para novos músicos católicos que o projeto Cantare iniciou. Há dois meses no ar, através das plataformas sociais, eles ajudam de maneira gratuita pessoas interessadas em aprender mais sobre músicos dentro da Igreja Católica.
“Quando começamos a tocar na Igreja vivenciamos dificuldades em como fazer esse trabalho. Fomos adquirindo experiência e agora queremos compartilhar e ajudar músicos de todo o Brasil”.
O criador do Cantare diz ainda que a principal dificuldade dos músicos que começam a tocar na Igreja é seguir a Liturgia, a harmonia da música, além dos diferentes tempos litúrgicos e eventos. “Compartilhamos a nossa experiência, gerando conteúdos em diferentes formatos, para que o projeto alcance quem precisa”
A ideia deles, inclusive, é expandir em breve, a fim de alcançar ainda mais pessoas. “Queremos fazer podcasts, produzir e-books, um site, enfim, ser realmente um HUB de conteúdo para músicos da Igreja”.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.