Humor e catolicismo: uma combinação que dá certo, como prova o influenciador Italo Ramos

Humor e catolicismo: uma combinação que dá certo, como prova o influenciador Italo Ramos

Com quase 60 mil seguidores no Instagram, mais de 620 mil curtidas no TikTok e mais de 4 milhões de views em seus vídeos, Italo Ramos é um influenciador católico que vem ganhando destaque. Sabe o motivo? O garoto de Fortaleza evangeliza de uma maneira diferente e com muito humor. 

“Durante a pandemia, eu descobri o TikTok. Eu entrei e pensei: dá para evangelizar aqui, porque é uma plataforma de vídeos rápidos que prende a atenção do jovem. Algo muito importante para a evangelização desse público, porque precisa ser rápido, objetivo e dinâmico”, disse o influenciador. 

Mas não foi esse o início de tudo. Embora seja católico desde que se entende por gente (filho de pais católicos), ele explica que se aproximou de Deus e entendeu sua missão apenas em 2017, durante um acampamento em Fortaleza.

“Nesse retiro, eu tive meu batismo no Espírito Santo. Foi a partir desse dia que eu decidi realmente ofertar minha vida a Deus, à juventude e à evangelização”. 

O mais curioso é que, em 25 de dezembro de 2016, Italo havia terminado um relacionamento e só por esse motivo resolveu se inscrever no retiro. “Eu sempre falo para os jovens: há males que vêm para o bem (risos)”. 

E foi assim que ele começou a testemunhar em suas Redes Sociais. “Sempre postava mensagens e textos referentes ao que eu estava vivendo no momento. Fazia isso para os meus seguidores, cerca de 2 mil. E aí, na pandemia, foi um boom”. 

Os vídeos de Ítalo misturam humor e catolicismo. Foto: Reprodução Instagram

Apoio da família

Muitos jovens não têm o apoio familiar quando decidem se aproximar de Deus e dedicar suas vidas para à evangelização. Italo, pelo contrário, sempre contou com o incentivo dos seus no seu processo de amadurecimento e compreensão da missão.

“No início, quando eu queria viver muito em retiros e acampamentos, eles até falavam para não ir tanto porque eu estava cansado. Só que na época, depois da primeira experiência com Deus, eu queria vivenciar tudo aquilo e eles apoiaram”. 

 

A evangelização pelo humor

Desde que começou, Italo afirma que optou pelo humor porque essa é uma de suas características. Para completar, durante a pandemia, se viu, como todo o planeta, cercado de notícias ruins e tragédias que, segundo ele, roubavam a alegria das pessoas. “Mas jamais roubava a paz, porque a paz é Jesus”, afirma Italo.  

Em uma conversa com Deus, pediu a confirmação de seu apostolado e Ele apontou esse caminho do humor e da felicidade. “Na época, estávamos fazendo muitos sujeitos perderem a vontade de viver em Deus, de buscarem o caminho do Senhor, porque estavam afastados dos Sacramentos (Santa Missa, Eucaristia). Os vídeos vieram como uma confirmação de Deus para que eu pudesse levar alegria para as pessoas em casa“.

 

 

Todos somos influenciadores

Para Italo, todos são influenciadores, no entanto, essa influência pode levar a dois caminhos: o abismo ou a santidade. Nesse sentido, destaca o dizer do apóstolo Paulo, em Romanos 10, 14: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?”. 

Foi essa passagem que o inspirou a ouvir o chamado de Deus e testemunhar a verdade da qual ele experimentou nas palavras do Senhor.

“As experiências, o encontro pessoal nosso, apontam para como nós somos chamados a influenciar outras pessoas. Independentemente de em qual campo seremos esses influenciadores, na escola, faculdade, trabalho ou pelas redes sociais, nós precisamos ser esses influenciadores da Palavra de Deus”. 

Ao retratar as experiências, o jovem ainda comenta que hoje, ao alcançar tantas pessoas pelas redes sociais, consegue receber ainda mais o amor divino. 

“Minha maior alegria é ver outros jovens tendo uma experiência com Deus, sendo impactados com amor e misericórdia do Senhor, através da minha oferta de vida, do meu apostolado digital. Os jovens conseguem ver que Ele ainda faz milagres, graças a minha vida também”. 

 

Os conteúdos do influencer conseguem, pelo humor, melhorar o dia a dia dos seguidores. Foto: Reprodução Instagram

Evangelização com conhecimento

Viver a evangelização faz parte da vida e rotina do influencer, que dedica boa parte da sua rotina a fazer suas orações pessoais, seu estudo bíblico, ler a liturgia do dia, assistir a formações, ver documentários e ler livros.

“Procuro sempre me atualizar para conseguir falar com os jovens. E acredito que esse papel não é apenas para influenciadores digitais, mas para todos que se dizem católicos. Nós precisamos estudar a nossa Igreja”, completa. 

Ao conhecer mais a Palavra Sagrada, a relação com a vida e com Deus muda, exatamente como aconteceu com o influenciador digital. “Eu gosto muito mais de dar para o outro do que receber, porque ver outras pessoas tendo experiências com Deus transborda meu coração com sentido de vida”. 

O amor de Italo pelo Senhor e pela Sua mensagem é visível e, exatamente por isso, os planos para o futuro seguem muito próximos do que ele já faz. “Eu pretendo continuar servindo a Deus. Falar do amor e da misericórdia dEle é a única coisa que eu pretendo”, finalizou. 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Parabéns ao jovem Italo! Que o bom humor seja sempre presente na vida dele e que ele siga sendo generoso.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.