A transformação de vidas pela fé e o anúncio da Boa-Nova é realidade desde que Deus enviou Seu Filho para mostrar que Ele é o caminho, a verdade e a vida (João 14,6).
Para levar essa mensagem a todas as pessoas com esperança, amor e dignidade, a Igreja Católica atua em diversos segmentos, da educação à saúde, e para todos os públicos: das crianças aos idosos. Todas as suas atividades e ações têm como princípio a caridade.
“Mas o fruto do Espírito é a caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5,22-23).
Embora não seja algo fácil de medir em números, os dados também mostram a importância da caridade para a Igreja Católica, que é uma das maiores instituições caritativas e educativas do mundo, o que se perpetua ao longo de muito tempo.
O último “Anuário Estatístico da Igreja” (Agência Fides), publicado e atualizado até o dia 31 de dezembro de 2021, mostra esse cenário. O documento apresenta estatísticas a respeito dos membros da Igreja, das estruturas pastorais, atividades no campo da saúde, do bem-estar e da educação.
Além disso, acompanha quase 2,5 milhões de estudantes do ensino médio e quase 4 milhões de estudantes universitários.
Os números impressionam e representam apenas uma parte de todas as ações de caridade da Igreja, que realiza ainda diversas campanhas de solidariedade para fornecer o pão espiritual e o material, especialmente para as pessoas mais vulneráveis. Alguns exemplos são a Campanha da Fraternidade e os trabalhos das pastorais, que olham as necessidade de cada grupo de filhos de Deus.
A Associação Evangelizar É Preciso é outro exemplo de como a Igreja age pela caridade como fruto da justiça, que é um dos seus carismas. Por meio de campanhas e ações pelo bem do próximo, o setor de Projetos Sociais atua em datas especiais, como Dia das Crianças e o Natal, e tem trabalhos contínuos de inserção no mercado de trabalho, auxílio psicológico, nutricional e jurídico, doação de alimentos, roupas, cobertores, entre outras necessidades.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.