Algumas igrejas chamam a atenção pela forma como a natureza se integra ao espaço sagrado. Em Olivos, na periferia de Buenos Aires, na Argentina, um templo se transforma visualmente a cada estação do ano com a beleza da criação de Deus, que convida os fiéis a contemplarem o mistério do tempo e da vida.
Na Grande Buenos Aires, a paróquia Jesus no Horto das Oliveiras, no bairro de Olivos, impressiona. O templo neogótico atual foi inaugurado em 1939, mas desde o final dos anos 1960 ganhou uma videira que cobre praticamente toda a fachada.
A planta foi cultivada pelo padre Jorge Garralda, que residiu na paróquia até à morte, em 2020. Ele mesmo escolheu a espécie por suas folhas caducas, que caem no outono, e pela resistência contra insetos. A igreja se apresenta verde e cheia de vida na primavera e verão, muda de cor no outono e tem aspecto sóbrio no inverno.
Foto: reprodução
O atual pároco, Padre Daniel Díaz, recorda que a imagem da videira se tornou metáfora para a própria comunidade.
As mudanças de cor e de aparência lembram que o ser humano também passa por estações: tempos de crescimento, de poda, de florescimento e de recolhimento. A videira, em especial, é uma imagem importante:
“Eu sou a videira verdadeira, e vós sois os ramos” (Jo 15,5).
Foto: reprodução
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.