Inimigo silencioso, colesterol é cercado de mitos que podem levar a tratamento errado

Inimigo silencioso, colesterol é cercado de mitos que podem levar a tratamento errado

O que é, o que é? Inimigo silencioso bastante associado a alimentos fritos? Sim, a resposta é colesterol. Esse tipo de gordura presente na estrutura das membranas celulares é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo. Porém, o consumo em excesso pode provocar, de forma praticamente imperceptível, grandes prejuízos à saúde. O baixo consumo também.

A informação sobre a pouca ingestão de colesterol pode surpreender, assim como a constatação de que diversos outros alimentos são ricos na gordura e não apenas os fritos. Mas esses são apenas alguns dos mitos que giram em torno do colesterol. A nutricionista Camila Mariano, que comanda uma linha de refeições e lanches saudáveis, desfaz vários deles.

Camila explica que o nível muito baixo de colesterol pode se associar a problemas de saúde, como depressão, câncer e déficit de vitaminas. Além disso, ele está ligado à produção de hormônios sexuais, como a testosterona (masculino) e progesterona (feminino). Porém, segundo ela, o nível mínimo considerado saudável ainda é objeto de debate no meio científico.

Sobre a fritura ser o único sinônimo de colesterol, a nutricionista conta que, na verdade, o problema está nas gorduras trans e saturadas, muito mais do que o próprio colesterol presente em alguns alimentos.

“Na hora de fritar, é comum o uso de gordura vegetal hidrogenada, rica em gorduras trans, que devem ser evitadas em qualquer preparação culinária. Embutidos, carnes gordas, margarina e até doces são tão prejudiciais quanto”, esclarece ela.

Ruim x bom: os tipos de colesterol

O uso dos termos ruim e bom quando se fala de colesterol é bem recorrente. Eles se referem ao tipo de proteína que transporta o colesterol. Como explana Camila, o colesterol transportado pela LDL é chamado de ruim, pois essa proteína favorece o acúmulo de colesterol no corpo e nas artérias. Porém, se esse mesmo colesterol é transportado pela HDL, é chamado de bom, pois essa lipoproteína trabalha removendo o excesso de colesterol do corpo e favorece a sua expulsão pelo próprio organismo.

Outros mitos

Só obesos têm colesterol alto

Nem todas as pessoas com excesso de peso têm colesterol alto, assim como alguns indivíduos magros podem apresentar índices preocupantes. Embora a obesidade aumente a chance da incidência alta de colesterol, não se trata de um fator determinante.

Cuidados com a alimentação são suficientes

Apesar de grande parte dos problemas com colesterol estar associado a estilos de vida inadequados, há alguns casos em que a medicação é indispensável. O fator hereditário pesa nisso. Consumir gorduras saudáveis, encontradas em azeites de oliva e peixes, por exemplo, ajuda bastante, assim como a prática de atividades físicas de 3 a 5 vezes por semana.

Fibras e óleo de coco como aliados

Quanto às fibras, é verdade, sim. As insolúveis auxiliam na redução do colesterol no intestino e as solúveis contribuem para gerar substâncias que reduzem a síntese corporal do colesterol. Com relação ao óleo de coco, entretanto, não há qualquer comprovação científica.

O ovo: herói ou vilão?

Alvo de muita controvérsia nas últimas décadas, o ovo hoje está liberado. Embora rico em colesterol, concentrado na sua gema, os benefícios do seu consumo são bem maiores que possíveis malefícios, que seguem em constante contestação.

  • Agora que você já ficou por dentro das informações mais atuais sobre o assunto, responde aí: quando foi a última vez que fez exames para acompanhar seus níveis de colesterol? 

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Mariana Seben
    Meu colesterol só consigo controlar na base do medicamento. Dizem que é um risco silencioso.
  • Eneide Maciel
    Consegui melhorar minha vida com atividades físicas. Ótima matéria.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.