No Ano de Nossa Senhora do Carmo na Associação Evangelizar É Preciso, fevereiro é um mês especial para os enfermos e traz uma súplica profunda e cheia de significado: “Interceda pela nossa cura, Mãe dos filhos que sofrem”. Essa invocação nos convida a refletir sobre o sofrimento humano e a buscar, por meio da intercessão da Virgem Maria, alívio para nossas enfermidades físicas, emocionais e espirituais.
Maria experimentou a dor de ver seu Filho sofrer e morrer na cruz. Nenhuma mãe deseja ver um filho padecer, e Nossa Senhora, com seu coração imaculado e cheio de amor, compartilhou do sofrimento de Jesus de forma intensa. Ela é intercessora por todos aqueles que passam por momentos de dor e enfermidade e a procuram.
A tradição cristã sempre associou Maria ao cuidado dos doentes e aflitos. Em muitos momentos da história, os fiéis recorreram à sua intercessão em tempos de peste, pandemias e dificuldades de saúde. O próprio Jesus nos dá Maria como Mãe ao dizer a João aos pés da cruz: “Eis aí tua mãe” (João 19,27). Ela é nossa Mãe e Mãe da Igreja.
As Escrituras nos mostram diversos momentos em que Deus manifesta sua misericórdia por meio da cura. No Salmo 41,3: “O Senhor o sustentará em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará”. Nos Evangelhos, vemos Jesus curando inúmeros enfermos, mostrando que Deus tem poder sobre todas as dores e enfermidades.
Ao recorrermos a Maria, expressamos nossa confiança no amor e no poder de Deus, pedindo que sua intercessão nos ajude a alcançar a cura que necessitamos.
A devoção mariana nos ensina a olhar para aqueles que sofrem e a agir com compaixão. O Dia Mundial do Enfermo, celebrado em 11 de fevereiro, é um convite à oração e ao cuidado com os que estão doentes. Inspirados pelo exemplo de Nossa Senhora, somos chamados a ser presença de esperança e consolo na vida daqueles que enfrentam enfermidades.
A Igreja incentiva obras de misericórdia voltadas aos doentes, como a visitação, o auxílio material e a oração. Quando ajudamos um enfermo, estamos seguindo o exemplo de Cristo e de sua Mãe, que nunca abandonam aqueles que padecem.
Ao longo deste mês, a súplica “Interceda pela nossa cura, Mãe dos filhos que sofrem” fortalece a confiança na intercessão de Nossa Senhora e na misericórdia divina.
Confira os conteúdos dos meses anteriores:
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.