Os smartphones se tornaram quase extensões das vidas. Para trabalho, lazer e até mesmo para auxílio nos momentos de fé, os aparelhos são muito úteis. Porém, são também muito visados e constantemente alvos de furtos e roubos. Em resposta a essa demanda crescente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) apresentou o aplicativo “Celular Seguro”.
Desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), instituições financeiras e operadoras de telefonia, o “Celular Seguro” tem como uma das principais características a capacidade de agir rapidamente em caso de roubo ou furto.
Ao comunicar o incidente por meio do “Celular Seguro”, os usuários podem acionar bloqueios tanto no próprio aparelho quanto em aplicativos bancários e outros acessos disponíveis no dispositivo. A ação imediata ajuda a proteger os dados pessoais do usuário e dificulta o uso ilegal do aparelho por terceiros.
Para utilizar o aplicativo, os cidadãos brasileiros precisam estar cadastrados no portal Gov.br, o que garante a identificação confiável e segura.
O processo de instalação e configuração é simples e intuitivo, seguindo algumas etapas básicas:
Assim que a ocorrência for emitida, será gerado um NÚMERO DE PROTOCOLO, que deve ser guardado para futuras referências e atendimentos com as instituições parceiras.
Além de utilizar o aplicativo “Celular Seguro”, é importante adotar medidas preventivas para evitar furtos e roubos de dispositivos móveis. Aqui estão algumas dicas essenciais:
Internet Segura BR: como projeto busca estimular, na prática, a segurança no ambiente digital
SuperSobrinho: ele criou um serviço para ajudar idosos a lidar com a tecnologia
Já pensou em um novo aplicativo da Associação Evangelizar É Preciso?
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.