Jesus e as crianças: o que a Bíblia nos ensina?

Jesus e as crianças: o que a Bíblia nos ensina?

“Em verdade vos digo: se não vos converterdes e vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus” (São Mateus 18,3). Essa é uma das passagens bíblicas mais famosas sobre as crianças. Como outubro é o mês delas, é uma ótima ocasião para refletir sobre como Jesus Cristo mostrou a importância desses pequeninos em Seus ensinamentos.

Na Bíblia, as crianças são apresentadas como exemplos de pureza, humildade e confiança, qualidades que Jesus ensina serem essenciais para entrar no Reino dos Céus. Ele as acolhia e usava sua simplicidade para ilustrar princípios.

Quando os discípulos perguntaram quem era o maior no Reino dos Céus, Jesus colocou uma criança no meio deles. Então, disse a frase que inicia este texto, por meio da qual mostra que, para seguir a Deus, é necessário ter a humildade e a pureza de uma criança, que confia plenamente em seus pais, assim como os fiéis devem confiar no Pai.

Além disso, Jesus repreendeu aqueles que tentavam afastar os pequeninos Dele. No Evangelho de Marcos, lemos: “Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham” (São Marcos 10,14). Essa passagem reforça que o coração das crianças, cheio de fé genuína e abertura, é um modelo para os adultos — ao contrário do que muitos pensam: elas têm muito a ensinar.

Em outro momento, Cristo afirma: “Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele” (São Lucas 18,17). Isso demonstra a importância de acolher a fé de maneira simples e sincera, sem arrogância ou dúvida.

Outras referências ao cuidado e atenção que devemos ter com o público infantil estão espalhadas pelos Evangelhos. Em Mateus 19,14, por exemplo, Jesus diz: “Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. Essa passagem expressa o carinho especial que Jesus tinha pelos pequenos e a importância que lhes atribuía.

A abordagem sobre as crianças nas parábolas e nos ensinamentos de Jesus destaca a simplicidade, humildade e confiança que os cristãos devem buscar em sua relação com Deus, pois o Seu Reino é para os que têm coração puro, são desprovidos de orgulho e estão prontos para confiar plenamente no Pai celestial.

Sejam bons exemplos

Durante uma palestra do Retiro Nacional, Padre Reginaldo Manzotti lembrou a importância do exemplo ao lidar com as crianças para que elas se aproximem de Deus, principalmente devido à pureza e à simplicidade dos pequenos.

“Uma criança que vê a vó, a mãe, o pai rezando vai, sim, adquirir o hábito de rezar. Criem memórias afetivas com seus filhos, netos, afilhados. Nós podemos, sim, fazer com que as crianças se apaixonem por Jesus Cristo. As crianças são puras e assimilam as lições quando são estimuladas. Filhos, tudo depende dos exemplos que damos”, disse o Sacerdote.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.