Chegou ao fim a edição 2023 da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento conduzido pelo Papa Francisco que chegou a mobilizar 1,5 milhão de pessoas em uma única atividade na última semana em Lisboa, capital de Portugal.
A 37ª edição foi considerada um sucesso pelo Vaticano e pelos participantes. Isso porque no penúltimo dia de visita, o Papa Francisco reuniu na Vigília da Jornada Mundial da Juventude um público de 500 mil pessoas além do esperado, que foi o ponto alto do maior encontro católico internacional. A previsão era de um milhão de fiéis, mas 1,5 milhão compareceu.
A organização do evento também foi bastante elogiada pelos participantes e pelo próprio Pontífice.
De acordo com o Vaticano, a dimensão festiva, cem como os momentos de reflexão e de encontro pessoal foram grandiosos. A Via Sacra na “Colina do encontro” foi um desses momentos, junto com as catequeses. Ainda conforme um de seus comunicados oficiais, “os jovens em silêncio gritaram ao mundo a força da fé”. E o Santo Padre destacou diversas vezes que somos os filhos preciosos de Deus, a cada dia somos chamados para sermos abraçados e encorajados.
Para a Igreja, o jovem é importante e pode ser o protagonista da paz. Por isso, é fundamental que não tenha medo, que leve a todos o sorriso luminoso de Deus e seja testemunha da alegria, da fé, da esperança que aquece o coração, enfim, do amor que coloca em tudo.
“A igreja não tem portas, para que todos nela possam entrar porque é a casa de uma mãe, com o coração aberto para todos os filhos, sem qualquer exclusão”, disse Francisco.
Movidos pelo sentimento de amizade, a ideia também permeou a Jornada na prática, com o acolhimento de pessoas de muitas nações e cuidado com acessibilidade.
A próxima JMJ vai acontecer em Seul, Coréia do Sul, no ano de 2027. O anúncio foi feito pelo Sumo Pontífice no final da celebração mais concorrida pelos peregrinos em Lisboa.
Segundo Francisco, o deslocamento do evento para o extremo oriente será um bonito sinal da universalidade da Igreja Católica, além de marcar um retorno do evento à Ásia, fato que não ocorre desde 1995, quando milhões de fiéis compareceram à Jornada em Manila, nas Filipinas.
A TV Evangelizar acompanhou e transmitiu os principais acontecimentos do evento. No YouTube da emissora, você encontra uma playlist para assistir os boletins informativos, as celebrações, a Vigília e a Missa de encerramento presidida pelo Papa Francisco.
O tema da edição deste ano foi inspirado em uma citação bíblica do Evangelho de São Lucas: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Uma escolha feita pelo próprio Papa.
A programação da 37ª edição foi bem variada, com quase 500 ações acontecendo paralelamente, muito além dos ritos litúrgicos, entre peças de teatro, concertos, filmes, exposições e palestras, e ainda partidas de futebol e vôlei de praia.
A JMJ ocupou vários espaços em Lisboa – além de Fátima, no Norte de Portugal – desde ruas a auditórios, passando por salas de cinema, teatros, museus, quadras esportivas, espaços de exposições e igrejas, claro.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.