Let It Be, dos Beatles, cita Nossa Senhora?

Let It Be, dos Beatles, cita Nossa Senhora?

Fã ou não da banda inglesa The Beatles, provavelmente você já ouviu a música Let It Be. A canção composta por Paul McCartney em 1969 deu nome ao último álbum do grupo antes da separação. A tradução da música chama atenção de muitos católicos, porque o autor diz: “Quando eu me encontro em momentos difíceis; Mãe Maria vem para mim, falando palavras de sabedoria, deixe estar. E nas minhas horas de escuridão, Ela está em pé bem na minha frente falando palavras de sabedoria, deixe estar”.

A tradução lembra uma conversa com Nossa Senhora. E para muitas pessoas esse foi o significado durante anos. Só que Paul McCartney citou que a música é apenas uma referência à positividade e composta a partir de um sonho, durante um momento muito difícil para ele, quando ele viu a figura de uma mulher (depois dita por ele que era sua mãe), que dizia a ele que tudo ficaria bem. Paul contou que a sua mãe, quando viva, era quem o aconselhava e dizia que tudo ia ficar bem.

Na época, McCartney disse: “Uma noite, durante aqueles tempos intensos, eu tive um sonho com minha mãe, que tinha morrido há mais de dez anos. E foi tão bom vê-la porque isso é fantástico nos sonhos: você fica unido a essa pessoa por segundos e parece que esteve presente fisicamente também. Foi ótimo para mim e ela parecia estar em paz no sonho, dizendo ‘tudo ficará bem, não se preocupe, pois tudo se acertará.” Eu não me lembro se ela pronunciou ‘Let it be’, mas era o sentido do seu conselho. Eu me senti muito abençoado por ter tido aquele sonho. E comecei a canção literalmente com a frase ‘Mother Mary.’ A canção é baseada naquele sonho.”

 

 

Não faz referência, mas poderia

Nessa mesma entrevista, Paul disse que a música não era católica, mas que não via problemas de as pessoas a usarem como referência, por isso a interpretação sempre foi vista com bons olhos pelo artista. “Estou muito feliz se as pessoas quiserem usá-la para reforçar a fé. Eu não tenho problema com isso. Eu acho que é ótimo ter fé de qualquer tipo”.

Para alguns fãs, a música serviu como consolo com o fim da banda, já que foi o último grande single lançado pelos Beatles antes de anunciarem a separação. Por isso mesmo, além de todo o seu significado implícito, a música se tornou um dos grandes hits da banda.

 

Paul McCartney e a mãe, Maria

Mary McCartney morreu aos 47 anos, quando o filho ainda era adolescente. “Voltar atrás e passar mais tempo com a minha mãe” seria o que o artista faria caso tivesse uma “máquina do tempo”, como já respondeu em uma entrevista.

A mãe de Paul era parteira. Ela partiu devido a uma embolia, após uma cirurgia para tratar um câncer de mama. Paul tinha 14 anos e era o mais velho de dois irmãos. Todas as vezes que fala da mãe é com admiração e carinho. Ele já comentou que ela trabalhava muito e se desdobrava para cuidar dos filhos e demonstrar todo seu amor por eles.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Tatyana Casarino
    Eu não sou uma grande fã dos Beatles e não conheço muito as músicas do grupo. Mas sempre gostei de duas músicas dessa banda: Here comes the sun e Let it be. Eu sempre associei Let it be com uma figura materna e amo o significado. No estudo do Evangelho em inglês, Maria teria dito a expressão Let it be... dentro de uma frase ao aceitar a sua missão. Li essa passagem num livro de espiritualidade para mulheres que estou lendo em inglês. Agora tudo faz mais sentido ainda. Que coincidência ler esse post!

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.