A Igreja dedica agosto a refletir e rezar pelas vocações. É tempo de recordar que cada pessoa é chamada por Deus para uma missão única, que pode ser na vida sacerdotal, na religiosa, na matrimonial ou laical, de pedir luz para discernir e coragem para responder. A súplica especial deste mês, “Mãe, fortalecei a nossa vocação”, encoraja os fiéis a olharem para Maria, Mãe e modelo de todos os que seguem Cristo, cuja vida e espiritualidade inspiram a entrega total aos planos do Senhor.
Maria viveu plenamente a vocação que lhe foi confiada: ser Mãe do Salvador e cooperadora na obra da salvação. Sua escuta atenta à voz de Deus, a humildade diante de Sua vontade e a perseverança nas alegrias e dores do caminho são virtudes essenciais para todo chamado. Como na casa de Nazaré, Maria ensina a cultivar uma vida de oração, a servir com prontidão e a permanecer fiel mesmo nos momentos de provação.
A devoção a Nossa Senhora do Carmo, nascida no século XII com os eremitas do Monte Carmelo, é marcada pelo desejo de viver em oração e simplicidade, sempre próximos de Cristo. Quando, em 1251, São Simão Stock recebeu o escapulário de Maria, ele se tornou sinal de proteção, aliança e compromisso com o caminho da fé. Ela é exemplo e intercessora: conduz a Jesus, oferece consolo nos desafios e inspira a perseverança no amor.
Durante a Festa de Jesus das Santas Chagas, Padre Reginaldo Manzotti anunciou que 2024/2025 seria o Ano de Nossa Senhora do Carmo na Associação, um passo na preparação dos seus 20 anos de história, que serão celebrados em 1º de outubro de 2025.
O ano votivo tem sido dedicado à devoção e espiritualidade da Santa. A Rede Evangelizar tem súplicas mensais com temas específicos que guiam a oração e a reflexão. No dia 16 de cada mês, há a Missa Votiva especial com bênção dos escapulários e vela acesa na imagem de Nossa Senhora do Carmo, como símbolo da fé e intercessão. Além disso, são exibidos documentários, séries e programas especiais sobre a história e espiritualidade da devoção, com curiosidades, reflexões e testemunhos.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.