Maio e a força da intercessão de Nossa Senhora

Maio e a força da intercessão de Nossa Senhora

Podemos dizer que maio é feminino, já que nele é celebrado o Dia das Mães. Além disso, trata-se do Mês Mariano, inteiramente dedicado pela Igreja Católica a Maria, mãe de Jesus, e marcado pela grande devoção que existe a ela no mundo todo.

Acredita-se que essa tradição forte teria surgido por volta do século XII. No Brasil, existe desde os tempos da colonização.

Nossa Senhora também é associada às flores comuns ao mês de maio a partir de uma tradição europeia, uma vez que coincide com o início da primavera no hemisfério Norte, conhecido como o período das flores. Essa relação teria surgido onde hoje é a Espanha, em 1250, com o rei Afonso X.

Mas foi São Filipe Neri que transmitiu aos cristãos como louvá-la e homenageá-la ao decorar sua imagem com flores, rezar, cantar louvores e exaltar Cristo, o seu filho. Portanto, durante o Mês Mariano, o cristão deve dedicar um pouco do seu tempo para saudar a mãe de Jesus.

As várias manifestações da devoção mariana

São muitas as manifestações de fé dos cristãos a Maria durante o mês de maio. Como vivemos em um país de dimensões continentais, algumas formas são adaptadas de acordo com cada região.

Porém, as principais consagrações são: dedicar-se ao terço e ao rosário, rezar a ladainha, oferecer flores, ir a retiros e congressos, participar de procissões litúrgicas marianas e fazer vigília.

Há quem reserve um lugar em casa especialmente para celebrar a mãe de Nosso Senhor durante todo o mês de maio. É lá que é colocada a imagem de Nossa Senhora, sempre com um terço e uma vela acesa ao seu lado, para o fiel fazer as suas orações.

Quarta ou sábado: o importante é celebrar Maria

Algumas pessoas oram a Maria nas quartas-feiras de maio. Porém, outros católicos preferem demonstrar a sua devoção mariana aos sábados.

“Reúna a família na sala, ao lado de uma bela imagem de Nossa Senhora, acenda uma vela e reze o terço. Reze, filho. Peça à Mãe que o filho atende”, costuma comentar o Padre Reginaldo Manzotti, que dedica as quartas-feiras à devoção.

Mas existem outras formas de pensar a devoção mariana. De acordo com a tradição litúrgica, os sábados são os dias de cultuar Nossa Senhora. Em algumas famílias, esse dia mariano é dedicado às orações.

Conhecer melhor

Alguns teólogos defendem que o Mês Mariano, além de celebrar, é um momento oportuno para conhecer mais sobre a mãe do Nosso Senhor. São João Paulo II, quando Papa, costumava dizer que os fiéis cristãos precisam de uma boa catequese de mariologia para saber a importância da devoção a Nossa Senhora.

Já o Papa Francisco disse em sua exortação Evangelii Gaudium (Alegria do Evangelho, 286):

“Maria é a missionária que se aproxima de nós para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno”. E complementa: “Como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus”.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Antonia siqueira
    Mãezinha do céu, me abençoa noite e dia.
  • Magda
    Nossa Senhora protetora da minha família. Maria, passa na frente!
  • Maria aparecida
    Sou devota da mãe do Perpétuo Socorro e vou todas as quartas na novena. Uma tradição passada da minha avó para as outras gerações.
  • Jurema dos Santos
    Me acolhe debaixo do teu manto mãezinha. Amém

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.