O entusiasmo e a vontade de mudar o mundo típicos dos jovens tomou conta do Vaticano e de Roma entre os dias 28 de julho e 3 de agosto. Esses fiéis de cerca de 150 países diferentes participaram de inúmeras atividades direcionadas especialmente à juventude durante o “Jubileu de Esperança 2025”. O evento reafirmou a força da fé e o papel transformador das novas gerações na construção de um mundo mais justo e solidário. Na Missa de encerramento, presidida pelo Papa Leão XIV no domingo, mais de um milhão de pessoas estavam reunidas na esplanada de Tor Vergata, nos arredores de Roma.
Durante o Jubileu, o Circus Maximus, antigo local de corridas de bigas na Roma Antiga, foi transformado em um grande confessionário a céu aberto.
O “Jubileu dos Jovens” foi além da espiritualidade, de acordo com o Vatican News. Papa Leão XIV pediu que os peregrinos assumissem o compromisso de participar ativamente em suas comunidades como agentes de transformação em contextos marcados pela desigualdade, violência, guerras e exclusão. Para o Santo Padre, a vivência da fé não pode ser restrita ao ambiente religioso, mas deve se traduzir em gestos concretos de solidariedade, defesa da dignidade humana e promoção da justiça social.
“Nos últimos dias, vocês viveram muitas experiências bonitas. Encontraram-se com jovens da sua idade, vindos de várias partes do mundo, pertencentes a diferentes culturas. Trocaram conhecimentos, partilharam expectativas, dialogaram com a cidade através da arte, da música, da informática, do esporte. No Circo Máximo, aproximando do Sacramento da Penitência, vocês receberam o perdão de Deus e pediram sua ajuda para uma vida boa”, disse o Papa.
Leão XIV também destacou a importância de permanecerem unidos a Jesus e continuar “sempre na sua amizade, cultivando-a com a oração, a adoração, a Comunhão eucarística, a Confissão frequente, a caridade generosa, como nos ensinaram os beatos Piergiorgio Frassati e Carlo Acutis, que em breve serão proclamados Santos”.
Foto: reprodução Vatican News
A conversa do Pontífice com os fiéis das novas gerações teve início em uma vigília de oração na noite de sábado (2). Muitos participantes passaram a noite em barracas e sacos de dormir.
A celebração da Missa de domingo contou com a presença de 450 bispos e cerca de 700 padres, segundo o Vaticano. Na homilia, o Papa refletiu:
“Há uma solicitação importante no nosso coração, uma necessidade de verdade que não podemos ignorar, que nos leva a perguntar: o que é realmente a felicidade? Qual é o verdadeiro sabor da vida? O que nos liberta dos pântanos do absurdo, do tédio, da mediocridade?”
Leão XIV também incentivou os jovens a assumir um papel ativo na sociedade e “aspirar a coisas grandes, a santidade, onde quer que estejam”. Além disso, pediu que “contagiem com o seu entusiasmo e fé todos aqueles que encontrarem”.
Ao final, a data da próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ 2027), que acontecerá em Seul, Coreia do Sul, foi anunciada. Será de 3 a 8 de agosto de 2027.
________________________________________________________________________________________________________________________
Fonte: site Vatican News
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.