Quando Jesus partiu de Nazaré, escolheu a cidade de Carfanaum para morar. A cidade é banhada pelo Mar da Galileia, onde vários milagres foram realizados pelo Filho de Deus – inclusive alguns dos mais conhecidos, como andar sobre as águas e a multiplicação dos peixes.
Um dos principais destinos do turismo religioso de Israel, o Mar da Galileia tem em suas margens diversos locais que foram cenário para as pregações de Jesus e de outras passagens da Bíblia.
Mas o que algumas pessoas não sabem é que, na verdade, o Mar da Galileia é um grande lago de água doce, abastecido pelo Rio Jordão. Suas dimensões são de aproximadamente 20 quilômetros de extensão por 12 quilômetros de largura máxima, com profundidade que varia de 20 a até 230 metros.
Bastante citado no Novo Testamento, o local era cercado por cidades como Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus —, Cafarnaum, Betsaida, Genesaré e Magdala. Hoje Tiberíades é a localidade principal nas margens do lago.
Também conhecido pelos hebreus como Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré, e ainda Yam Kinneret pelos árabes, o lago que forma o Mar da Galileia fica a cerca de 213 metros abaixo do nível do mar.
De importante ponto de pesca e movimentada rota de comércio dos povos antigos a concorrido destino turístico de Israel, o Mar da Galileia oferece praias tranquilas, de águas límpidas e sem ondas, ideais para a prática de esportes náuticos, como os oferecidos por lá: esqui aquático, banana boat, lanchas rápidas e wakeboard.
Entre as praias mais conhecidas estão as da Reserva Natural Beit Tsida e as águas termais de Hamat Gader. O entorno tem belas paisagens, onde é possível realizar trilhas, caminhadas e também acampar.
Para quem aprecia gastronomia, existem restaurantes tradicionais na região, que oferecem uma grande variedade de pratos com peixes do próprio lago. Aliás, eles existem em abundância e são bastante variados.
Essa abundância de peixes do Mar da Galileia, inclusive, atraía pescadores de várias partes. Conta-se que, na época de Jesus, chegaram a ser contadas 22 espécies.
• O Mar da Galileia fica a cerca de 100 km de Jerusalém e o seu principal afluente é o Rio Jordão, onde Jesus foi batizado. Suas águas seguem o curso desse rio e desaguam no Mar Morto.
• Por muito tempo, o Mar da Galileia foi a maior fonte de água potável de Israel. Porém, a tecnologia de dessalinização das águas do Mar Mediterrâneo fez diminuir o consumo da água do lago.
• As águas doces do Mar da Galileia são muito importantes para a irrigação de plantações às suas margens.
• A região Norte de Israel, onde está localizado o Mar da Galileia, possui mais vegetação verde que as demais áreas do país. Acredita-se que isso se deve justamente ao lago, cenário de várias passagens protagonizadas por Jesus.
• Trata-se do maior lago de Israel e o maior de água doce mais baixo do mundo, a 213 metros abaixo do nível do mar.
Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.
Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.