Mar da Galileia: será que um dos cenários mais conhecidos da Bíblia é mesmo um mar?

Mar da Galileia: será que um dos cenários mais conhecidos da Bíblia é mesmo um mar?

Quando Jesus partiu de Nazaré, escolheu a cidade de Carfanaum para morar. A cidade é banhada pelo Mar da Galileia, onde vários milagres foram realizados pelo Filho de Deus – inclusive alguns dos mais conhecidos, como andar sobre as águas e a multiplicação dos peixes.

Um dos principais destinos do turismo religioso de Israel, o Mar da Galileia tem em suas margens diversos locais que foram cenário para as pregações de Jesus e de outras passagens da Bíblia.

Mas o que algumas pessoas não sabem é que, na verdade, o Mar da Galileia é um grande lago de água doce, abastecido pelo Rio Jordão. Suas dimensões são de aproximadamente 20 quilômetros de extensão por 12 quilômetros de largura máxima, com profundidade que varia de 20 a até 230 metros.

Bastante citado no Novo Testamento, o local era cercado por cidades como Tiberíades — fundada por Herodes Antipas ao tempo da infância de Jesus —, Cafarnaum, Betsaida, Genesaré e Magdala. Hoje Tiberíades é a localidade principal nas margens do lago.

Também conhecido pelos hebreus como Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré, e ainda Yam Kinneret pelos árabes, o lago que forma o Mar da Galileia fica a cerca de 213 metros abaixo do nível do mar.

Destino turístico bastante procurado

De importante ponto de pesca e movimentada rota de comércio dos povos antigos a concorrido destino turístico de Israel, o Mar da Galileia oferece praias tranquilas, de águas límpidas e sem ondas, ideais para a prática de esportes náuticos, como os oferecidos por lá: esqui aquático, banana boat, lanchas rápidas e wakeboard.

Entre as praias mais conhecidas estão as da Reserva Natural Beit Tsida e as águas termais de Hamat Gader. O entorno tem belas paisagens, onde é possível realizar trilhas, caminhadas e também acampar.

Resort de águas termais de Hamat Gader

Para quem aprecia gastronomia, existem restaurantes tradicionais na região, que oferecem uma grande variedade de pratos com peixes do próprio lago. Aliás, eles existem em abundância e são bastante variados.

Essa abundância de peixes do Mar da Galileia, inclusive, atraía pescadores de várias partes. Conta-se que, na época de Jesus, chegaram a ser contadas 22 espécies.

Outras curiosidades sobre o Mar da Galileia

• O Mar da Galileia fica a cerca de 100 km de Jerusalém e o seu principal afluente é o Rio Jordão, onde Jesus foi batizado. Suas águas seguem o curso desse rio e desaguam no Mar Morto.

• Por muito tempo, o Mar da Galileia foi a maior fonte de água potável de Israel. Porém, a tecnologia de dessalinização das águas do Mar Mediterrâneo fez diminuir o consumo da água do lago.

• As águas doces do Mar da Galileia são muito importantes para a irrigação de plantações às suas margens.

• A região Norte de Israel, onde está localizado o Mar da Galileia, possui mais vegetação verde que as demais áreas do país. Acredita-se que isso se deve justamente ao lago, cenário de várias passagens protagonizadas por Jesus.

• Trata-se do maior lago de Israel e o maior de água doce mais baixo do mundo, a 213 metros abaixo do nível do mar.

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Altair Torres da Silva .
    Maravilhoso comentário...sim é emocionante estar em Israel Estive ano passado na terra Santa é muito emocionante.
  • Jeremias Brasil de Souza
    Otimo conteudo ajudou muito a minha pesquisa
  • Isabel Cristina Kruger
    Parabéns Equipe pelo conteúdo; Aprendo muito a cada conteúdo enviado!! Obrigada 🙏🏻🥰👏👏
  • Beta
    Eu conheci esse lago, conhecido como Mar da Galiléia. Juro, que se eu tivesse lido esse relato , antes de viajar pra Terra Santa, eu teria observado melhor, e teria visto com outro olhar aquele Lago. Agradeço a vcs por essa maravilhosa explicação. Aprendi mais....
  • Alice Lima
    Quero conhecer! <3

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.