Martírio, fé e coragem na história de Santa Joana d’Arc, a padroeira da França

Martírio, fé e coragem na história de Santa Joana d’Arc, a padroeira da França Estátua de Joana d’Arc em Paris

A história de Santa Joana d’Arc, padroeira da França, é marcada por martírio, fé e coragem. Durante a Guerra dos Cem Anos, a jovem camponesa passou a afirmar ter visões e ouvir vozes que a orientavam sobre como salvar o seu país do jugo da Inglaterra. Ela realmente conduziu as tropas do rei Carlos VII à vitória e foi aclamada heroína.

Joana d’Arc alegava que mensagens que indicavam o cumprimento de algumas missões em sua vida eram passadas pelo Arcanjo São Miguel, por Santa Catarina de Alexandria e por Santa Margarida de Antioquia.

Porém, mais adiante, ela acabou acusada de heresia e bruxaria e foi condenada à morte. A pena foi executada e Joana d’Arc foi queimada viva na fogueira, em 30 de maio de 1431, aos 19 anos de idade.

Outra reviravolta na história da camponesa guerrilheira aconteceria vinte anos depois. A própria Igreja a inocentou das acusações. Em 1909, Joana foi beatificada e, em 1920, canonizada, quando passou a ser chamada de Santa Joana d’Arc.

Reprodução Arquidiocese de São Paulo

 

Milagres reconhecidos

Três milagres atribuídos a Joana d’Arc foram reconhecidos pelo Vaticano durante o processo que a tornou Beata e depois Santa.

Os casos relatados são o da Irmã Teresa de Santo Agostinho, curada de úlceras na perna; o da Irmã Julie Gauthier, que teve uma úlcera cancerosa em seu peito esquerdo curada; e o da Irmã Marie Sagnier, curada de um câncer do estômago de forma igualmente milagrosa.

As três religiosas afirmaram que se livraram de suas enfermidades após rezarem fervorosamente para Joana d’Arc. O Papa Pio X solenemente considerou como autênticos os três milagres em 13 de dezembro de 1908. Sobre ela, o Pontífice declarou certa vez:

“Joana de Arc brilhou como uma estrela nova destinada a ser a glória, não só da França, mas da Igreja Universal também”.

Tornou-se Santa reconhecida pelo Papa Bento XV e canonizada no ano de 1920.

Símbolo na cultura popular

A história de heroísmo e bravura de Joana d’Arc permeia o imaginário coletivo ocidental, um verdadeiro símbolo da cultura popular mundial. Foi tema de várias obras literárias e cinematográficas.

Entre os principais filmes sobre Joana d’Arc estão: “St. Joan” (1978), de Steven Rumbelow; “Joana d’Arc de Rossellini” (1954), de Roberto Rossellini; “Joana d’Arc” (1948), de Victor Fleming; “Joana d’Arc” (1999), de Luc Besson; e “Joan, a virgem I – As batalhas” e “Joan, a virgem II – As prisões” (1994), de Jacques Rivette; “O processo de Joana d’Arc” (1962), de Robert Bresson; e “O martírio de Joana d’Arc” (1928), de Carl Theodor Dreyer.

Mais curiosidades

• Quando Joana d’Arc nasceu, a França já estava em guerra com a Inglaterra.

• Presa em maio de 1430, Joana esperou por mais de um ano até o seu julgamento.

• Joana d’Arc foi condenada por heresia, acusada de seguir vozes diabólicas, de se vestir como um homem, cometer assassinatos e outras práticas consideradas inadmissíveis.

• O Rei Carlos VII negociou com a Igreja a revisão do processo contra Joana, pois não queria sua imagem associada à heresia. Três anos depois, sua condenação foi anulada.

• Joana se autointitulava a Donzela (La Pucelle, em francês).

• Seu nome como é usado hoje em dia no português, Joana d’Arc, com apóstrofo, foi uma invenção pós período do Renascimento.

• Existem aproximadamente 20 mil estátuas públicas, 800 biografias históricas, 52 filmes e centenas de peças de teatro, músicas, óperas dedicadas à personagem de Joana d’Arc e ao seu heroísmo.

  • Com informações do eBiografia

O que você achou desse conteúdo?

Deixe seu comentário sobre o que você achou do conteúdo.

Aceito receber a newsleter do IDe+ por e-mail.

Comentários

  • Eneide Maciel
    Mulher forte e dona de uma linda história!
  • Silvia Oliveira
    Belo exemplo de mulher determinada e forte! Deve ter sofrido muito, mas se tornou exemplo e foi canonizada! 🙏🏻
  • Salete Vieira
    Heroína e Santa! 👏🏻👏🏻👏🏻
  • Marli Brandão
    Linda história de uma grande mulher!
  • Eduardo Marinho
    Historia de vida incrivel, e que grande mulher e guerreira ela foi.
  • Irma Helena.
    Santa reconhecida pela sua força!
  • Selma Duarte
    E eu que não sabia que a Santa Joana D'arc era santa! Obrigada pela informação e pela bela história.

Cadastre-se

Cadastre-se e tenha acesso
a conteúdos exclusivos.

Cadastre-se

Associe-se

Ao fazer parte da Associação Evangelizar É Preciso, você ajuda a transformar a vida de milhares de pessoas.

Clique aqui

NEWSLETTER

IDe+ e você: sempre juntos!

Assine nossa newsletter, receba nossos conteúdos e fique por dentro
de todas as novidades.